McLaren fecha com Aston Martin para ter Vandoorne e Drugovich como reservas na F1

Além de Mick Schumacher, reserva da Mercedes, McLaren terá direito a convocar Stoffel Vandoorne e Felipe Drugovich pelas primeiras 15 corridas da temporada 2023 da Fórmula 1

McLaren e Aston Martin anunciaram na manhã desta segunda-feira (20) que entraram em acordo pelo uso dos pilotos reservas do time de Lawrence Stroll — Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne. Assim, caso a escuderia de Woking precise substituir Lando Norris ou Oscar Piastri em 2023, poderá recorrer ao atual campeão da Fórmula 2 ou ao atual campeão da Fórmula E.

O acordo, entretanto, não vale ao longo de todo o ano. A McLaren tem direito ao uso dos pilotos apenas do início da temporada até a 15ª etapa, o GP da Itália, no primeiro fim de semana de setembro.

“A Aston Martin acordou que a McLaren terá direito a acessar nossos pilotos reservas, Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne, no caso de serem necessários para as funções de pilotagem pelas primeiras 15 corridas de 2023”, diz o comunicado da equipe de Silverstone.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vandoorne foi campeão da Fórmula E pela Mercedes e agora defende a DS Penske (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim, a McLaren terá direito a três pilotos no total, já que havia anunciado que Mick Schumacher — reserva da Mercedestambém seria uma opção para a temporada. Em comum entre as três equipes, está justamente o fato de que todas utilizam a unidade de potência do time alemão.

Vandoorne já foi titular da Fórmula 1 entre 2017 e 2018, justamente como companheiro de Fernando Alonso na McLaren. Agora, os dois pilotos se reencontram na Aston Martin, e o belga ainda pode ser chamado para retornar ao carro laranja em caso de impossibilidade de Norris ou Piastri.

Stoffel, que é titular da DS Penske na Fórmula E em 2023, se sagrou campeão da categoria em 2022, mas está distante da luta pelo título neste início de temporada. O belga foi reserva da Mercedes até o ano passado, mas deixou o posto após a própria equipe sair da FE. Drugovich e Schumacher, por outro lado, não disputam competições atualmente.

Enquanto o brasileiro foi campeão da F2 2022 e fechou com os ingleses após não conseguir uma vaga de titular no grid, Schumacher não teve seu contrato renovado com a Haas, que optou pela experiência de Nico Hülkenberg. Assim, o alemão entrou em acordo com a Mercedes para ser reserva de Lewis Hamilton e George Russell.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.