McLaren admite falha no desenvolvimento do MCL60: “Colocamos metas e não atingimos”

Zak Brown, CEO da McLaren, foi honesto em reconhecer objetivos que não foram atingidos com o carro para 2023, mas destacou a importância de acelerar o desenvolvimento e aspirações para terminar em quarto no Mundial de Construtores ao fim do ano

A McLaren busca ter uma temporada mais bem sucedida do que em 2022, quando terminou apenas em quinto no Mundial de Construtores, perdendo para a Alpine a disputa de “melhor do resto” da Fórmula 1. No entanto, o começo da temporada atual não se mostra muito animador. Já no primeiro dia de testes, Lando Norris sofreu com problemas mecânicos e teve a quilometragem limitada.

Em entrevista, o diretor-executivo Zak Brown admitiu que o MCL60 ainda não se desenvolveu como esperado, não atingindo metas esperadas antes da abertura do campeonato, que acontece no Bahrein, na próxima semana.

“É difícil saber para onde estamos indo até começarmos. Já estabelecemos algumas metas para o desenvolvimento, que não atingimos. Nós sentimos que era melhor sermos honestos sobre isso. Como todos, temos muito a desenvolver, por isso estamos encorajados pelo que vem por aí”, destacou o americano.

“Acho que vamos para a primeira corrida sem alcançar nossas metas projetadas e é difícil saber o que exatamente isso significa onde estaremos no grid. Você tem seus engenheiros de dados que lhe dirão no final do teste o que eles acham que vai ser a ordem de forças. Dito isto, você não pode controlar o que alguém faz além de si mesmo, gastando muito tempo pensando em como o grid se comporta. Realmente você precisa gastar todo o seu tempo em sua própria equipe, pois é a única coisa que você pode controlar”, avaliou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lando Norris entrou na segunda sessão do primeiro dia de testes no Bahrein (Foto: AFP)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na temporada anterior, a McLaren foi vencida pela Alpine na disputa pelo quarto lugar. Enquanto a equipe inglesa conquistou 159 pontos, os franceses somaram 173. Já para esse ano, Brown estabeleceu essa posição como objetivo e reconheceu a necessidade de “acelerar o ritmo” em relação ao desenvolvimento na equipe.

“Queremos estar entre os quatro primeiros até o final do ano. O ano passado foi um pouco decepcionante. Nossas aspirações são voltar para as primeiras posições. Isso levará um pouco mais de tempo, temos toda a tecnologia e infraestrutura que estão ou serão concluídas este ano, o que é animador. Temos alguns desenvolvimentos chegando, mas é assim também com todos os outros times da Fórmula 1, por isso temos que acelerar o ritmo”, concluiu.

A McLaren, assim como as outras equipes, está realizando desde quinta os testes de pré-temporada no Bahrein, que vão até este sábado (25). Tanto Lando Norris como Oscar Piastri estão pilotando o MCL60 uma sessão cada durante os três dias. Já a abertura oficial da temporada acontece também em Sakhir, de 3 a 5 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.