Zhou bate Verstappen no dia 2 de testes da F1 2023 no Bahrein. Russell quebra
Guanyu Zhou usou os pneus macios para superar Max Verstappen e liderar o segundo dia da pré-temporada da F1 no Bahrein. Fernando Alonso voltou a aparecer no top-3, enquanto a Mercedes viu George Russell sofrer uma falha hidráulica
Guanyu Zhou puxou a fila no segundo dia de testes da pré-temporada da F1 2023 no Bahrein. Nesta sexta-feira (24), o chinês usou pneus macios para superar um Max Verstappen que, mais uma vez, parecia pronto para dominar a sessão. O piloto da Alfa Romeo virou 1min31s610.
Verstappen, mesmo com os pneus médios, apareceu logo atrás, apenas 0s04 distante do líder da sessão. Fernando Alonso e Nyck de Vries, que também andaram bem a tarde toda, vieram na sequência. O holandês da AlphaTauri, aliás, foi outro que usou os pneus macios.
Relacionadas
Nico Hülkenberg mostrou força com a Haas e apareceu em quinto, 0s8 atrás do ponteiro, assim como Logan Sargeant, que deixou a Williams em sétimo mesmo sofrendo uma falha elétrica no final do dia. A Ferrari foi um tanto mais discreta que ontem, com Carlos Sainz em sexto e Charles Leclerc na oitava colocação.
Fechando o top-10, duas equipes que seguem sem impressionar muito: a McLaren, com Oscar Piastri, e a Alpine, com Pierre Gasly. A grande decepção do dia ficou por conta da Mercedes, que, além de não passar de 13º e 15º, tomando mais de 2s do ponteiro, ainda viu George Russell quebrar, sofrendo uma falha hidráulica no meio da tarde.
A F1 volta para o terceiro e último dia de testes coletivos neste sábado. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da pré-temporada da F1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. O sábado de testes tem início às 4h (de Brasília).
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira como foi a tarde do segundo dia de testes coletivos no Bahrein
Depois de uma pausa para o almoço, a Fórmula 1 voltou à ativa na parte da tarde em Sakhir para mais uma sessão de testes. O calor seguia forte na pista barenita, na casa dos 29°C, mas o vento era mais forte.
E, como as equipes podem usar um único carro na pré-temporada, o line-up da tarde, foi um pouco diferente da manhã. Na Red Bull, por exemplo, Max Verstappen assumiu o comando após Sergio Pérez treinar na primeira sessão, enquanto Charles Leclerc e George Russell ocuparam os carros de Ferrari e Mercedes, respectivamente. Na Alpine, Pierre Gasly era o escalado, enquanto Oscar Piastri vinha com a McLaren e Guanyu Zhou com a Alfa Romeo. Fernando Alonso seguia com a Aston Martin, com Nico Hülkenberg na Haas. Nyck De Vries e Logan Sargeant completavam o grid por AlphaTauri e Williams.
Tão logo entrou na pista, Verstappen logo saltou para a terceira colocação, só 0s329 mais lento que Sainz, que tinha o melhor tempo do dia. O bicampeão da Fórmula 1 calçava pneus protótipo da Pirelli.
Na sexta volta nesta segunda metade da atividade, o rubro-taurino foi a 1min32s519 e saltou para segundo, cortando para só 0s033 a margem de Sainz na liderança.
Quem também conseguiu avançar na tabela foi Leclerc, ainda que mais discretamente. Com 1min34s507, o monegasco aparecia em décimo, mais de 2s atrás do companheiro de Ferrari. O #16 calçava pneus médios.
Na nona volta nesta tarde, já usando pneus médios, Verstappen foi a 1min31s863 e destruiu o tempo de Sainz, tomando a liderança da atividade por 0s623 de margem. Sargeant seguia em terceiro, diante de Alonso e Zhou.
Max passou um tempo parado nos boxes da Red Bull e, na volta, veio para assustar a concorrência. Na 12ª volta, meteu um giro de 1min31s650, 0s836 melhor que Sainz. Logo em seguida, porém, ele voltou aos boxes, reportando à equipe que tinha algo solto dentro do cockpit.
Quem também conseguiu avançar foi Gasly. Após 14 voltas, o francês aparecia em oitavo. Com 1min33s508, 1s858 mais lento que Verstappen. Pérez e Hamilton vinham atrás, com Leclerc agora fora do top-10.
Logo em seguida, Russell aproveitou a nona volta nesta tarde para também ganhar um pouquinho de terreno. O piloto da Mercedes foi a 1min34s146 e assumiu a 11ª posição, ainda 2s496 atrás de Verstappen.
Depois de 13 voltas e vestindo um conjunto de médios, Leclerc deu um salto na folha de tempos, chegando à quarta colocação após cravar 1min32s725, 1s075 atrás do ponteiro. Alonso desceu para quinto, diante de Zhou.
De volta à Fórmula 1 pela Haas, Nico Hülkenberg apareceu poucos minutos depois para se acomodar na sétima posição. Já usando um jogo de pneus macios, o alemão foi 1s543 mais lento que o ponteiro e se colocou na frente de Magnussen, Ocon e Gasly.
No 15º giro nesta tarde, Verstappen chegou a registrar a melhor parcial no primeiro setor da pista, mas deu uma escapada mais adiante e não conseguiu melhorar. Ainda assim, a vantagem em relação ao segundo colocado seguia em enormes 0s836.
Perto da marca de 2h30min para o fim do segundo dia de atividades no Bahrein, Hülkenberg foi a 1min32s466 e avançou para a segunda colocação, 0s816 mais lento que Verstappen. O alemão, contudo, já usava pneus macios.
A F1 entrou nas duas horas finais com Verstappen comandando tranquilo com o giro assombroso em 1min31s650, seguido por Hülkenberg, Sainz, Sargeant, Leclerc, Alonso, Zhou, Piastri, Gasly e Magnussen. Lá atrás, acima dos 2s de desvantagem, as Mercedes de Russell e Hamilton.
Andando sozinho pela Williams, Sargeant era o maratonista do dia, com 122 voltas, seguido por Alonso, 110, e Zhou, 109, ambos que também não precisaram ceder seus carros. Tsunoda, com 85, e Magnussen, 67, eram os líderes dentre os que dividiam as tarefas.
Quando a sessão entrava em uma fase de completa chatice, a Mercedes resolveu animar. Só que da pior forma possível para ela: Russell, com uma falha hidráulica, parava na pista. A segunda bandeira vermelha da pré-temporada.
A ação foi retomada com 75 minutos restantes. A expectativa foi cumprida: boa parte dos dez pilotos já atacaram a pista de pronto. As exceções eram De Vries, Zhou e, claro, Russell, que teve o carro retirado com uma lona do traçado.
Os tempos rapidamente foram melhorando atrás de Verstappen. Alonso subiu para segundo, menos de 0s8 atrás do piloto da Red Bull, mas logo viu De Vries formar um 1-2 holandês ali, com a AlphaTauri mostrando força pela primeira vez nos testes.
Com os pneus macios, De Vries seguia evoluindo, já aparecendo apenas 0s572 mais lento que Verstappen. Ainda que não fosse claramente a realidade da AlphaTauri, era uma boa notícia para o time. A batalha pelo segundo lugar continuava e Alonso tornava a superar Nyck, então 0s017 mais veloz que o holandês.
Zhou e a Alfa Romeo, então, decidiram que era hora de brigarem também no grupo da frente. Assim, com pneus macios, o chinês se enfiou em terceiro, no curto espaço entre Alonso e De Vries.
Estava na cara que aconteceria, mas Zhou pulou para a ponta com 1min31s610, usando os pneus macios para superar a marca estabelecida por Verstappen, que empilhava quilometragem de médios.
No fim, ainda deu tempo de Zhou parar na saída dos boxes, em um safety-car virtual que virou bandeira vermelha. E de Sargeant e a Williams tomarem um belo susto, com um problema elétrico. O carro ficou isolado com o risco de choque.
Fórmula 1 2023, Pré-temporada, Bahrein, Dia 2:
1 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:31.610 | 132 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:31.650 | +0.040 | 47 |
3 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:32.205 | +0.595 | 130 |
4 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | 1:32.222 | +0.612 | 74 |
5 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:32.466 | +0.856 | 68 |
6 | C SAINZ | Ferrari | 1:32.486 | +0.876 | 70 |
7 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:32.549 | +0.939 | 154 |
8 | C LECLERC | Ferrari | 1:32.725 | +1.115 | 68 |
9 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:33.175 | +1.565 | 74 |
10 | P GASLY | Alpine | 1:33.186 | +1.576 | 59 |
11 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:33.442 | +1.832 | 67 |
12 | E OCON | Alpine | 1:33.490 | +1.880 | 49 |
13 | G RUSSELL | Mercedes | 1:33.654 | +2.044 | 26 |
14 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:33.751 | +2.141 | 76 |
15 | L HAMILTON | Mercedes | 1:33.954 | +2.344 | 72 |
16 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:35.522 | +3.912 | 65 |
17 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:35.708 | +4.098 | 85 |