McLaren cita Norris “mais rápido” e justifica ordem na Austrália: “Evitar desconforto”

Chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella justificou ordem de equipe durante GP da Austrália e disse que ultrapassagem de Lando Norris em Oscar Piastri "teria acontecido naturalmente"

A McLaren garantiu o primeiro pódio da temporada 2024 da Fórmula 1 no GP da Austrália, realizado no último domingo (24). Lando Norris foi quem acabou cruzando a linha de chegada na terceira posição, logo atrás da dupla da Ferrari, formada por Carlos Sainz e Charles Leclerc. No entanto, a situação poderia ter sido diferente, já que em um certo momento da corrida, o dono do carro #4 ficou atrás de Oscar Piastri, que inverteu de posição com o britânico devido à uma ordem da equipe.

Andrea Stella, chefe da escuderia laranja-papaia, afirmou que tal decisão não influenciou o resultado final da etapa em Melbourne, pois Norris estava com pneus mais novos e, desta forma, a ultrapassagem em cima do colega de garagem seria inevitável.

“A troca [de posição] não foi estratégica, mas executória”, disse o italiano. “Ela teria acontecido naturalmente porque Lando estava com pneus muito mais novos”, continuou o dirigente.

Piastri foi aos boxes na volta nove, quando a equipe de Woking decidiu tirá-lo dos pneus médios e calçar o MCL38 do australiano com o composto mais duro. Norris, por sua vez, só fez a troca na volta 14 e, por isso, estava com a borracha em condições muito melhores do que o #81. De acordo com Stella, cada segundo que os pilotos perderiam brigando pela posição seria muito danoso à equipe.

McLaren ordenou troca de posição entre Oscar Piastri e Lando Norris (Foto: Marco Miltenburg)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Cada volta que você ganha com os pneus torna seu carro muito, muito mais rápido do que alguém que parou antes de você, porque os pneus perdem quase entre 0s05 e 0s1 por volta”, explicou Andrea, que ainda afirmou que tal ordem foi para evitar um possível conflito entre a dupla.

“Lando iria ultrapassar Oscar de qualquer jeito. Ordenamos a troca para evitar um desconforto”, finalizou Stella.

No fim, a McLaren encerrou o fim de semana com ambos os pilotos no top-5 e assumiu a terceira colocação do Mundial de Construtores, já que a Mercedes não conseguiu cruzar a linha de chegada com nenhum dos carros. Lewis Hamilton teve de abandonar por causa de um problema no motor, enquanto George Russell se envolveu em um forte acidente quando tentava atacar Fernando Alonso, da Aston Martin, na última volta da prova. Red Bull ainda lidera, enquanto a Ferrari vem logo atrás.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.