McLaren cita “projetos importantes” e vê novo carro “longe de ser o mesmo de 2024”
Além das muitas mudanças em relação ao MCL38, modelo com o qual a McLaren venceu o Mundial de Construtores em 2024, Rob Marshall, diretor de engenharia e design, disse que o novo carro "não será invalidado pelo novo regulamento"
Depois de vencer o Mundial de Construtores no ano passado e sair de uma fila de 26 anos sem títulos na Fórmula 1, a McLaren está trabalhando pesado para repetir o feito na temporada 2025. Diretor-técnico de engenharia e design do time papaia, Rob Marshall revelou que o carro desenvolvido para o próximo certame ficou “longe de ser o mesmo” de 2024, pois a escuderia quer tirar proveito de alguns novos conceitos já pensando no novo regulamento de 2026.
Embora tenha começado o último campeonato como a terceira força do grid, a base de Woking acertou em todas as atualizações introduzidas no MCL38 ao longo das 24 corridas e conseguiu colocar um ponto final no período de domínio da Red Bull. No meio do caminho, viu algumas rivais reclamarem de uma suposta flexibilidade excessiva na asa dianteira e do ‘mini-DRS’ na peça traseira, descoberto no GP do Azerbaijão e posteriormente proibido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Mas em time que está ganhando se mexe, sim — pelo menos na F1. Com a rápida evolução das equipes, é imprescindível que mudanças aconteçam de um ano para o outro com o objetivo de evitar que as concorrentes comecem a temporada muito à frente. Assim como a própria Ferrari prometeu um bólido “totalmente novo” para 2025, a McLaren adotou o mesmo caminho — e já pensando nas novas regras.
“Iniciamos alguns projetos importantes para este ano. O carro estará longe de ser o mesmo do ano passado, mas nos asseguramos de que os aspectos principais com os quais estamos trabalhando possam ser transferidos para o carro de 2026”, disse Marshall em entrevista ao site Racecar Engineering. “Não serão exercícios para um único ano, mas um trabalho que acreditamos que não será invalidado pelo novo regulamento”, continuou.

➡ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
➡ LEIA TAMBÉM: Vice-presidente da Ferrari revela visita de Hamilton à fábrica e elogia “carisma enorme”
“Talvez houvesse um ou dois conceitos que poderíamos ter explorado e que não serão mais relevantes. Há alguns que não escolhemos por esse motivo, mas acreditamos que os que mais queremos levar adiante sejam suficientemente gerais para poderem ser aplicados também ao novo regulamento”, concluiu o diretor da McLaren.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

