McLaren crê em equipes esquecendo 2025 por foco em 2026: “Não acham que terão chance”
CEO da McLaren, Zak Brown comentou dilema que equipes da F1 vivem este ano: concentrar todos os esforços na temporada 2025, dividir os trabalhos com o novo carro de 2026 ou focar inteiramente no ano que vem
A temporada 2025 da F1 ainda nem começou, mas uma discussão toma conta dos comentários sobre a categoria — principalmente para as equipes de frente. Com um novo regulamento pronto para estrear em 2026, como lidar com a necessidade de investir em dois carros diferentes? Segundo Zak Brown, CEO da McLaren, essa resposta vai variar de acordo com cada equipe e suas aspirações para a edição deste ano.
“Todos terão o mesmo desafio. Acho que algumas equipes não vão colocar tanto esforço em 2025, pois não acham que terão uma chance. Então, vão dobrar a aposta em 2026”, analisou Brown. “Será interessante ver como será isso no ano que vem”, apontou o americano.
Por outro lado, a McLaren tem um dilema a resolver: focar em 2025, em que o time se colocou em posição de buscar o título, e arriscar um déficit para as concorrentes em 2026 ou pensar no ano que vem e correr o risco de perder um campeonato que parece ao alcance.
Segundo Brown, antes de tomar essa decisão, a McLaren precisa analisar quanto desenvolvimento ainda poderia fazer no carro de 2025. Ao entender em que posição o time está no início do campeonato, porém, a equipe pode fazer a escolha de priorizar um ano ou outro. Por enquanto, os engenheiros vão seguir trabalhando nos dois.
“No entanto, também temos nossa situação e outros que também pensam: ‘Bem, antes de 2026, vamos garantir a otimização do equipamento de 2025, porque temos uma chance’. Estamos trabalhando nos dois”, prometeu.
“Nosso carro de 2026 está no túnel de vento, e o de 2025 também. As duas coisas meio que se alternam. Então, estamos trabalhando nos dois, e acho que precisamos ver como começamos a temporada, quanto desenvolvimento achamos que ainda temos pela frente e reagir de acordo, equilibrando nossos recursos”, completou o CEO da McLaren.
Com o período de testes coletivos oficialmente encerrado, a próxima atividade da F1 é a estreia da temporada, no GP da Austrália. A etapa está programada para acontecer entre os dias 14 e 16 de março, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

