McLaren espera “aprender com os erros” em “ano incrível” na F1: “Não somos perfeitos”

Zak Brown comemorou a ótima sequência de resultados na Fórmula 1 e deixou claro que a McLaren vai aprender com os erros que foram cometidos durante a primeira parte da temporada 2024

Zak Brown está realmente orgulhoso do trabalho realizado pela McLaren na temporada 2024 da Fórmula 1. Mas apesar de ter comemorado a impressionante sequência de dez pódios consecutivos dos laranjas, o CEO admitiu que o time de Woking “cometeu alguns erros” ao longo do percurso e que determinadas coisas precisam mudar para as etapas que acontecem após as férias de verão da categoria.

No início do certame, Lando Norris e Oscar Piastri tiveram dificuldades para manter o mesmo ímpeto visto no ano passado, já que Red Bull e Ferrari largaram como as duas principais forças. Porém, o cenário começou a mudar a partir do GP de Miami e, desde então, os pilotos conquistaram uma vitória cada, além de outros resultados positivos que colocaram a McLaren na briga pelo título do Mundial de Construtores.

Após declarar surpresa com o salto repentino dado pela esquadra comandada por Andrea Stella nos últimos meses, Brown voltou a comemorar o ótimo momento, embora tenha feito questão de ligar o sinal de alerta e advertir sobre as rivais. “Certamente é uma sensação muito boa. Pilotos, equipe, todos fizeram um trabalho maravilhoso para conquistarmos esses dez pódios consecutivos. É muito incrível”, disse o empresário à emissora britânica Sky Sports.

“Chegar nas férias de verão competindo pelos Mundiais de Pilotos e Construtores é muito legal. Ainda há muito trabalho a ser feito. Não vai ser fácil porque parece que as quatro melhores equipes estão… um dia estamos em primeiro, outro dia estamos em quarto, depois em segundo e um dia em terceiro”, explicou. “Então será uma segunda parte de temporada emocionante. Mas estou muito feliz com tudo o que foi conquistado aqui na McLaren”, celebrou o CEO da equipe.

Zak Brown comemorou “temporada incrível” da McLaren em 2024 (Foto: McLaren)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Russell pega carona em evolução da Mercedes e mira posição de liderança na F1 2025

Apesar de estar na segunda posição no campeonato, as primeiras 14 provas deixaram a impressão de que o time inglês poderia ter alcançado muito mais. Alguns erros de estratégia, como no GP da Inglaterra, por exemplo, quando decidiram deixar Piastri na pista por mais tempo em vez de realizar uma parada dupla nos boxes, acabando com as chances do australiano em Silverstone, poderiam ter sido evitados. E também no GP da Hungria, quando a equipe precisou insistir para que Norris devolvesse a posição ao companheiro depois de uma trapalhada nos boxes.

Brown, claro, também percebeu os equívocos, mas mostrou otimismo ao dizer que a McLaren vai aprender a lidar com esses tipos de situações pouco a pouco. “Dez pódios consecutivos não é tão ruim, atualmente estamos em segundo no campeonato e ambos os pilotos venceram. Mas não somos perfeitos”, reconheceu o estadunidense.

“Sabemos que cometemos alguns erros ao longo da temporada e vamos aprender com esses erros e aprimorar. Mas acho que tem sido uma temporada incrível até agora e só vai melhorar”, finalizou Zak.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.