McLaren festeja acerto com “estrela do futuro” Norris e diz que descartou Ocon por vínculo com Mercedes

Mesmo prestigiado no paddock da F1, Esteban Ocon perdeu chances reais de correr pela Renault ou pela McLaren em 2019 pelo mesmo motivo: ser um piloto vinculado à Mercedes. Zak Brown deixou claro que vê o pupilo Lando Norris como um grande nome para o futuro da equipe

A confirmação do prodígio britânico Lando Norris como futuro piloto titular da McLaren a partir de 2019 fechou mais uma porta para Esteban Ocon. O francês, embora bastante prestigiado no paddock da F1, perdeu recentemente outra grande chance na Renault, que optou pela milionária contratação de Daniel Ricciardo. Zak Brown, chefão da McLaren, descartou Ocon pela mesma razão que Cyril Abiteboul, diretor da Renault: o vínculo do piloto com a Mercedes.
 
“Queríamos ter nosso próprio piloto. Temos um Esteban muito bem valorizado, mas um vínculo com outra montadora era uma opção incorreta”, comentou o dirigente norte-americano em entrevista à emissora Sky Sports. Em contrapartida, justificou a decisão em fechar com Norris, que soube no domingo do GP da Itália que seria anunciado como novo titular da McLaren.
 
“Quando você toma uma decisão, há várias casas que você quer preencher com um piloto. Velocidade, a manhã [antes] das corridas, simpatia, que seja atraente também comercialmente são características a valorizar, mas nunca fecharíamos com alguém que fosse atraente comercialmente, mas que não renda na pista”, ressaltou.
Lando Norris é o escolhido da McLaren para fechar dupla com Carlos Sainz para 2019 (Foto: F1/Twitter)

“O ideal é conseguir alguém que possa preencher todas as lacunas, e Lando faz isso. O que precisamos fazer é não nos adiantarmos sobre comparações com outros pilotos”, acrescentou Brown, rejeitando qualquer tipo de paralelo entre Norris e Lewis Hamilton, por exemplo, que despontou como a nova estrela britânica quando fez, em 2007, sua estreia na F1 com a McLaren.

 
O dirigente adotou um discurso pé no chão sobre o que esperar da McLaren para o futuro com Norris e Carlos Sainz, que mesmo sendo o novo pilar de experiência dentro da equipe a partir de 2019, ainda é bastante jovem, com apenas 24 anos.
 
“Estamos no modo reconstrução. Ter dois pilotos muito rápidos, um com muita experiência, que vai para seu quinto ano na F1, e outro sem experiência, é uma combinação boa para nós se olharmos para os próximos cinco anos”, salientou Brown, apostando todas as suas fichas no talento do garoto britânico de 18 anos.
 
“Por todos esses motivos, chegamos facilmente à conclusão de que Lando era o piloto que nós queríamos e era sobre passar por todos esses testes para confirmar qual era nossa intuição. Estamos muito empolgados. Acho que ele vai ser uma grande estrela do futuro”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.