McLaren fortalece progresso e mantém Stella em comando de equipe na Fórmula 1
Andrea Stella está como chefe da equipe britânica desde 2022 e acertou um novo contrato multianual com a McLaren
A McLaren anunciou nesta quinta-feira (01) a renovação de contrato com o chefe de equipe Andrea Stella. O italiano, que está no cargo desde dezembro de 2022, firmou um novo vínculo multianual com a equipe inglesa na Fórmula 1. Sob o comando do dirigente, a tradicional escuderia já soma duas vitórias em GPs, 18 pódios e uma vitória em corridas sprint.
Antes de ocupar o cargo máximo da equipe na Fórmula 1, Stella trabalhou como chefe de operações de corrida, diretor de performance e diretor-executivo da McLaren, equipe a qual pertence desde 2015. Antes, foi engenheiro de performance e corrida na Ferrari, onde ficou por 15 anos e trabalhou com nomes como Michael Schumacher e Kimi Räikkönen.
Após a renovação, Stella valorizou o novo acordo e destacou o progresso que a equipe tem feito nas temporadas recentes. No último ano, a McLaren também confirmou as extensões contratuais dos pilotos Lando Norris e Oscar Piastri.
“Tem sido um privilégio fazer parte da McLaren na Fórmula 1, e estou honrado por continuar como chefe de equipe. Fizemos grandes progressos neste um ano e meio. Seguimos com muito trabalho pela frente para brigar consistentemente no topo do grid, o que é um desafio empolgante. O sucesso vem por meio do trabalho em sinergia da equipe, e estou gostando da minha função, que me permitiu ajudar a revelar o talento individual e capacitar as pessoas a trabalharem juntas para atingir os objetivos da nossa equipe”, disse Stella.
“Obrigado ao Zak [Brown] por confiar em mim como líder, aos colegas de liderança e a todos meu companheiro de equipe, pela colaboração e apoio continuo. Estou empolgado com o que podemos alcançar juntos”, concluiu.
Zak Brown, CEO da Mclaren, também celebrou a renovação de Stella e disse que “não poderia ter pessoa melhor” para ocupar o cargo se não o experiente italiano.
“Estou satisfeito em confirmar que ampliamos o contrato de Andrea como chefe de equipe por múltiplos anos. Sua excelente liderança, experiência e respeito no time e na Fórmula 1 significam que não poderíamos ter pessoa melhor nesse posto para continuarmos perseguindo a consistência para brigar pelo topo. O impacto alcançado como chefe de equipe tem sido profundo, não somente com resultados na pista, mas também tem desenvolvido nossa cultura e mentalidade”, analisou.
“Fechamos extensões de múltiplos anos com Lando, Oscar e, agora, Andrea. Podemos continuar confiando que seguimos nossa busca para sermos campeões mundiais. Estamos ansiosos pelos anos que virão sob a liderança do Andrea”, finalizou.
Após o recesso de verão, a Fórmula 1 volta entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Red Bull perde mão em evolução do RB20 e já se vê em apuros sem Newey em 2025