McLaren se diz “muito surpresa” com punição que tirou Norris do top-10 no Canadá

Lando Norris caiu do nono para o 13º lugar no GP do Canadá ao ser punido por diminuir demais a velocidade sob safety-car, e Andrea Stella, chefe da McLaren, admitiu surpresa

Lando Norris acabou punido em 5s no seu tempo de prova no GP do Canadá, realizado no último domingo (18), e foi derrubado da nona para a 13ª posição após a bandeirada — o que o fez sair sem pontos do Circuito Gilles Villeneuve. Assim como o piloto, a McLaren ficou inconformada com a punição ao inglês e, por meio do chefe Andrea Stella, confirmou que foi à sala dos comissários para entender o motivo da reprimenda.

O fato é que Norris diminuiu a velocidade no momento em que o safety-car estava na pista para que Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, pudesse entrar e sair dos boxes antes da chegada do britânico. Assim, a McLaren poderia trocar os pneus de seus dois carros sem formar uma fila no pit-lane.

O plano até funcionou na pista, mas a FIA decidiu que Norris diminuiu demais a velocidade e decidiu punir o piloto em 5s. Com isso, Stella admitiu surpresa e disse que a equipe não esperava receber a punição.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Norris e Piastri tentaram uma estratégia no pit-stop do Canadá, mas FIA decidiu punir o inglês (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Nós fomos falar com os comissários logo depois da corrida, porque achamos que esse tipo de velocidade durante safety-car, ou até um safety-car virtual, não deveria ser motivo para uma punição”, afirmou Stella. “Há uma possibilidade de que os comissários queiram determinar novas referências. Vamos continuar em conversas com eles”, disse.

“Ultimamente, nós temos confiado em seus julgamentos”, destacou. “Mas estamos revendo o comportamento de Lando [Norris] mais uma vez enquanto falamos, porque saímos dessa corrida muito surpresos que isso tenha causado uma punição”, explicou.

A FIA identificou uma grande diferença de velocidade entre os carros de Norris e Piastri entre as curvas 10 e 13, de cerca de 50 km/h. Assim, decidiu punir o piloto de acordo com o artigo 12.2.1.l do regulamento, que se refere a “qualquer infração aos princípios de justiça da competição, comportamento antidesportivo ou tentativa de influenciar o resultado de uma competição de maneira contrária à ética do esporte”.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer entre 30 de junho e 2 de julho, com o GP da Áustria. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.