McLaren pressiona Honda e revela “impaciência” para voltar ao topo da F1: “Queremos vencer amanhã”

Diretor de corridas da McLaren, Éric Boullier mostrou estar agoniado com a atual situação da equipe. Mesmo depois de um resultado alentador conquistado em Hungaroring, o engenheiro francês quer mais: ver seu time no topo da F1. Por isso, pressiona a Honda: “Queremos vencer amanhã, eles querem ganhar algum dia”

VIU ESSA? INDIANÁPOLIS RECEBE PEGA ENTRE MOTOGP E INDY

determinarTipoPlayer(“15565662”, “2”, “0”);

Embora partilhem da mesma sede de vitórias na F1, a McLaren quer alcançar seu objetivo imediatamente, enquanto a Honda trabalha num projeto de longo prazo no desenvolvimento da sua unidade de força. Tal situação deixa extremamente impaciente o responsável pela equipe na F1, o diretor de corridas Éric Boullier. O engenheiro francês revelou estar agoniado com a diferença de abordagem do seu time em relação à fábrica japonesa, embora tenha defendido a parceira em entrevista à revista britânica ‘Autosport’.

O resultado alentador conquistado pela McLaren no GP da Hungria, onde Fernando Alonso cruzou a chegada em quinto lugar numa corrida com várias variáveis, não basta para Boullier. O diretor quer ver a McLaren de volta ao lugar mais alto da F1, lugar que não frequenta desde o fim da temporada 2012, quando Jenson Button venceu o GP do Brasil, em Interlagos.

Boullier partiu em defesa da Honda no sentido de reconhecer que a fábrica japonesa está atrás das rivais. Mas o dirigente pede pressa.

A cúpula da McLaren tem pressa para voltar a vencer na F1 (Foto: Getty Images)

“Renault, Mercedes e Ferrari mudaram seus recursos para a nova tecnologia híbrida, mas as pessoas que trabalham lá já tinham conhecimento da atual tecnologia da F1. A Honda decidiu recriar um programa de F1 em longo prazo, mas a partir do zero”, reconheceu o engenheiro.

“A maioria das pessoas em Sakura não tem a experiência ou mesmo o conhecimento da tecnologia atual da F1. Trata-se de um longo caminho a percorrer: primeiro, acumular o conhecimento, a experiência, construir a organização com base nisso e também as operações, já que eles começaram literalmente a partir do nada”, comentou.

Embora entenda que a McLaren está em posição privilegiada por contar com uma parceria com a Honda, Boullier sabe que não há tempo a perder na F1. “Às vezes temos de pressionar, às vezes temos um pouco de frustração, mas no fim das contas ambos querem estar juntos. Estamos impacientes e nós, definitivamente, odiamos estar nesta posição hoje.”

“Mas o fato é que todas as outras equipes da F1, exceto Mercedes e Ferrari, obviamente, sonham em ter uma parceria igual ao que temos com a Honda na F1. Nosso único ponto de discussão é o timing: queremos vencer amanhã, eles querem ganhar algum dia”, explicou.

“No fim das contas, temos de respeitar o cronograma da Honda. Mas, obviamente, a Honda tem de respeitar as nossas necessidades. Somos uma equipe de F1, e nosso modelo de negócios é baseado no nosso sucesso. Precisamos ser bem-sucedidos e não podemos ficar longe do sucesso por muito tempo. A Honda sabe disso”, acrescentou Boullier.

Por fim, o diretor da McLaren pediu um maior alinhamento das filosofias da equipe e também da Honda para que, enfim, o casamento possa render bons frutos para ambos. “Eles têm suas próprias razões e seu próprio roteiro para voltar à F1, cabe a nós aceitar. A única coisa que precisamos fazer é garantir que os canais de comunicação estão abertos o bastante para que todos estejam escutando a todos, e ajustar isso aos poucos para que as estratégias estejam mutuamente adequadas”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.