Mercedes avalia classificação “frustrante” no Azerbaijão: “Veremos o que podemos fazer”

Mesmo após George Russell liderar o TL3 em Baku, Toto Wolff foi sincero ao dizer que a Mercedes não tinha nenhuma expectativa de entrar na disputa pela pole-position neste sábado (14)

Embora George Russell tenha marcado o tempo mais rápido na terceira e última sessão de treinos do GP do Azerbaijão, Toto Wolff afirmou que a Mercedes nunca teve a ilusão de acreditar que os pilotos poderiam brigar pela pole-position em Baku. Enquanto o #63 ficou apenas com a quinta posição, Lewis Hamilton teve problemas com os pneus e não foi além do sétimo lugar.

Charles Leclerc acabou sendo a grande estrela do dia no circuito azeri e cravou 1min41s365 para garantir a posição de honra para a Ferrari, ficando 0s321 à frente de Oscar Piastri, segundo colocado. Russell ficou 0s509 atrás do monegasco, enquanto o heptacampeão foi ainda pior — 0s924 de distância do ponteiro.

“A classificação foi frustrante hoje. A Ferrari pareceu forte durante todo o fim de semana, então sabíamos que era improvável que estivéssemos brigando pela pole-position”, começou Wolff. “Trabalhamos duro para fazer melhorias durante a noite e, embora tenhamos ficado lisonjeados pelo TL3, parecíamos capazes de lutar apenas pela segunda fila. Depois de nossas primeiras voltas no Q3, isso parecia possível”, continuou.

“Infelizmente, em nossos segundos esforços, tivemos uma volta de preparação dos pneus ligeiramente comprometida e perdemos a terceira posição por apenas 0s05”, lembrou o dirigente, apontando para o tempo marcado por Carlos Sainz, que fechou o top-3.

Lewis Hamilton teve dificuldades no Q3 e garantiu o sétimo lugar para a Mercedes (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da F1 2024

“George estava mais feliz durante toda a sessão e terminou em quinto. Lewis sofreu com a temperatura dos pneus e terminou em sétimo. Isso nos deixa com muito trabalho para fazer amanhã, mas é uma corrida longa e nosso objetivo é seguir em frente”, observou.

Quanto ao possível desempenho da escuderia de Brackley durante a corrida, Toto foi sincero ao dizer que não sabe se o ritmo visto durante os treinos livres será suficiente para superar as principais rivais no campeonato — além da Ferrari, também McLaren e Red Bull.

“Não temos uma ideia clara de onde estamos em comparação com nossos concorrentes em ritmo de corrida, então veremos o que podemos fazer amanhã”, finalizou o chefe da Mercedes.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.