Mercedes celebra “bom progresso” após testes da F1: “Muito melhor que 12 meses atrás”

Diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin evitou fazer previsões sobre a posição da equipe na ordem de forças da F1, mas destacou feedback positivo dos pilotos e garantiu que o estágio do carro é muito melhor do que no início da temporada passada

Depois de três dias de testes coletivos da Fórmula 1 no Bahrein, a Mercedes deixa o Circuito de Sakhir com a sensação de que se encontra em uma posição muito melhor do que no início de 2023. Com um conceito diferente no W15, a equipe alemã completou 361 voltas ao redor do circuito que recebe a abertura da temporada e, de acordo com o chefe de engenharia Andrew Shovlin, saiu com um sentimento bastante encorajador em relação ao que sentiu na pré-temporada do ano passado.

“Tivemos três dias úteis aqui no Bahrein e conseguimos fazer um bom progresso no entendimento do W15”, disse Shovlin. “Comparado ao carro do ano passado, o feedback dos pilotos foi muito diferente e mais positivo, o que é encorajador”, afirmou.

“A equipe trabalhou duro para resolver os problemas de pilotagem do W14, e é ótimo ver que conseguimos nos livrar de vários desses problemas”, explicou.

Agora, a tarefa da equipe é analisar todos os dados coletados nos três dias de testes e acertar o carro da melhor maneira possível para a estreia da temporada, na próxima semana. O melhor tempo da Mercedes no Bahrein foi de George Russell, com 1min30s322 — para efeito de comparação, Carlos Sainz fez a volta mais rápida da pré-temporada, com 1min29s921. O inglês completou 189 voltas, enquanto Lewis Hamilton fez outras 172.

Mercedes celebrou feedback positivo dos pilotos após tantos problemas com o W14 em 2023 (Foto: Mercedes)

“Ao longo dos testes, nós demos bons passos em nossa compreensão sobre o carro”, afirmou. “A tarefa dos próximos dias é vasculhar os resultados e juntar o melhor pacote possível para o fim de semana da corrida”, prosseguiu Shovlin.

Por fim, Shovlin evitou fazer previsões sobre a posição da Mercedes na ordem de forças da Fórmula 1. Segundo ele, as equipes escondem o próprio ritmo quando querem, o que impede uma avaliação mais objetiva sobre o assunto. Ainda assim, o engenheiro assegurou que o estágio é bem melhor do que no início do ano passado.

“Nunca é fácil fazer previsões sobre o ritmo depois dos testes, já que todas as equipes são muito eficientes em esconder o ritmo quando querem”, analisou. “No entanto, está claro que estamos em uma posição muito melhor do que estávamos 12 meses atrás”, finalizou.

Fórmula 1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.