Mercedes celebra pódio de Russell, mas “não se engana”: “Em ritmo, ficamos em 5º”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, valorizou terceiro lugar de George Russell, mas manteve os pés no chão após um fim de semana desafiador

A Mercedes começou o fim de semana do GP do Azerbaijão com muitas dificuldades logo de cara, mas conseguiu superá-las. Mesmo com trocas de motor para Lewis Hamilton e George Russell, a equipe alemã subiu ao pódio com o piloto do #63 cruzando a linha em terceiro. Mesmo assim, Toto Wolff, chefe do time, não ficou impressionado com o ritmo apesar de ter celebrado o resultado. 

Logo na sexta-feira, após o TL1, a Mercedes detectou um problema na análise do óleo do carro e escolheu trocar o motor de Russell por precaução. Depois, pouco antes da corrida deste domingo (15), a equipe optou por alterar a unidade de potência de Hamilton, que teve de largar do pit-lane. 

Além disso, o pódio de Russell só veio na penúltima volta, quando o britânico estava em quinto, mas ganhou duas posições depois da batida de Carlos Sainz e Sergio Pérez. Por isso, Wolff tem receio de comemorar muito a terceira colocação em Baku, apesar dos problemas superados ao longo do fim de semana. 

“Vamos considerar o lado positivo de hoje, que foi colocar um carro no pódio. Vimos que as coisas estavam ficando complicadas lá na frente e isso acabou com Sainz e Pérez no muro. Herdar um pódio e terminar em terceiro é melhor do que esperávamos, mas não nos enganamos, porque, em termos de ritmo hoje, ficamos em quinto”, disse. 

George Russell voltou a subir no pódio no GP do Azerbaijão (Foto: AFP)

No geral, Wolff entende que Russell fez um bom trabalho para se colocar na posição em que estava, principalmente na gestão de pneus. Além disso, mesmo com Hamilton terminando a prova apenas em nono, o dirigente pontuou alguns momentos positivos do heptacampeão. 

“Vamos analisar a corrida e o fim de semana como um todo. A segunda metade com pneus duros foi encorajadora. George foi capaz de manter as temperaturas sob controle e, tendo pilotado dentro do limite no início do stint, foi capaz de apresentar um ritmo forte nos momentos finais. Foi mais difícil para Lewis com o tráfego que enfrentou, mas, em alguns momentos, demonstrou boa velocidade”, comentou. 

“Vamos agora para Singapura e é outro circuito difícil de saber como será o desempenho. Vamos analisar os dados deste fim de semana, tentar melhorar o equilíbrio do carro e ter uma rodada mais forte lá”, concluiu. 

Após a rodada em Baku, a Mercedes agora soma 309 pontos e segue na quarta colocação do Mundial de Construtores

A Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.