Mercedes confirma saída de Hamilton ao final da temporada 2024 da F1

Mercedes oficializou os rumores e anunciou que Lewis Hamilton ativou uma cláusula para deixar a equipe ao fim da temporada 2024

A Mercedes confirmou as expectativas e anunciou, nesta quinta-feira (1), que o heptacampeão mundial Lewis Hamilton deixará a equipe ao término da temporada 2024 da Fórmula 1. O piloto inglês ativou uma cláusula contratual que permite a saída antes do fim do vínculo, que era agendado para o fim de 2025.

No time desde 2013, Lewis tinha assinado uma renovação de contrato em agosto que prolongava o vínculo até o fim da temporada 2025. A notícia do acordo entre Hamilton e Ferrari foi divulgada na noite de quarta-feira pelo site italiano Formu1a.uno. Na semana passada, a equipe de Maranello confirmou a permanência de Charles Leclerc em acordo multianual que, segundo a mídia local, é válido até a temporada 2029. Há, contudo, cláusulas de saída vinculadas ao desempenho após o terceiro ano de contrato.

Aos 39 anos de idade, Hamilton desembarcou na Mercedes após uma passagem de cinco temporadas pela McLaren. Junto do time, conquistou seis títulos mundiais de Pilotos, em 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, além de ajudar a esquadra de Brackley em oito conquistas de Construtores, todas entre 2014 e 2021.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton (Foto: AFP)

“Foram 11 incríveis anos com essa equipe e estou orgulhoso do que conseguimos juntos. A Mercedes tem sido parte da minha vida desde os 13 anos. Foi o lugar onde cresci, então é uma das decisões mais difíceis que precisei tomar. Neste momento, é ideal tomar essa decisão e estou empolgado para esse novo desafio”, afirmou Hamilton em nota oficial.

Ao total, foram 82 vitórias, 148 pódios e 78 pole-positions para o piloto inglês na passagem pela Mercedes, que o consolidou como um dos maiores de todos os tempos na Fórmula 1.

“Serei para sempre grato pelo incrível apoio da família Mercedes, especialmente do Toto [Wolff] por sua amizade e liderança, então quero finalizar a parceria em alta. Estou 100% comprometido em entregar a melhor performance possível nesta temporada para fazer meu último ano na Mercedes ser inesquecível”

Minutos após a confirmação da Mercedes, a Ferrari anunciou a contratação de Lewis Hamilton em um contrato plurianual. Ele formará a dupla de pilotos junto de Charles Leclerc, enquanto Carlos Sainz está fora do time.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.