Mercedes elogia FIA e vê “danos à reputação” como maior prejuízo para Red Bull

Toto Wolff concordou com a punição aplicada à Red Bull nesta sexta-feira e acredita que, no futuro, a principal penalidade para a rival, mais do que a perda técnica, tem a ver com os danos à sua reputação como equipe de Fórmula 1

A repercussão sobre a punição aplicada à Red Bull pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por ter estourado o teto de gastos começa a ganhar corpo na Cidade do México. Nesta sexta-feira (28), os taurinos campeões do Mundial de Construtores em 2022 foram multados em US$ 7 mi (R$ 37 milhões), além de terem restrições sobre os testes aerodinâmicos por ter quebrado o limite em uma margem inferior a 5%.

Como não poderia deixar de ser, o chefão da Mercedes, Toto Wolff, foi questionado acerca da polêmica com a rival. Para ele, violar o limite de custos foi uma penalização pequena para este momento, mas que vai ganhar corpo com o passar do tempo. “Para mim, qualquer redução no tempo de túnel de vento será prejudicial. Em termos absolutos, claro que o custo é muito alto, mas considerando o investimento que eles fazem, na unidade de potência e na equipe, não é”, analisou.

O austríaco acredita, também, que o resultado de hoje vai servir de alerta para outras equipes e vai ajudar a manter o respeito pelo teto de gastos no futuro. “Acho que a soma das penalidades é um impedimento, mas o dano à reputação é, provavelmente, o maior, e nenhuma equipe vai querer chegar perto disso. Nossos parceiros e acionistas exigem conformidade e, se isso acontece, deixa de existir.”

Red Bull foi multada e vai ter restrições aos testes aerodinâmicos em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Sobre a explicação de Christian Horner, que reclamou da punição severa e seguiu na defesa de que não houve ganho de performance, Toto não deixou de cutucar a Red Bull e elogiou a postura da FIA. Para ele, não fazer vistas grossas sobre o caso é um ponto positivo para a organização.

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“Nove equipes cumpriram os regulamentos e todo o resto é conversa fiada. A FIA manteve o processo e, embora esta nova administração tenha apenas dez meses de governo, é muito encorajador ver as coisas sendo executadas, garantido que a avaliação e o policiamento do teto de custos fossem robustos”, disse.

Wolff seguiu com os elogios à punição da FIA e acredita que a Fórmula 1 precisa acabar de vez com ganhos de performance suspeitos. “O que precisamos resolver são as pequenas e grandes violações. Quem quebra as regras tem de pagar e é assim que deve ser”, completou o chefão da Mercedes.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. Logo mais, o TL2 está marcado para as 18h (de Brasília, GMT-3).

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