Mercedes confessa que estuda “coleção de fotos” do assoalho da Red Bull após Mônaco
O diretor-técnico da Mercedes, James Allison, disse que, sim, a equipe tratou de garantir o máximo possível de fotos e imagens em vídeo do assoalho do carro de Sergio Pérez e já estuda "o que pode ser do interesse"
A batida de Sergio Pérez logo no início da classificação do GP de Mônaco rendeu uma oportunidade única para os rivais: ver em detalhes o complexo assoalho do RB19, que tem feito toda a diferença no ganho de aerodinâmica da Red Bull na temporada 2023 da Fórmula 1. E a Mercedes tratou de garantir um bom pacote de imagens em alta resolução para estudar o trabalho da equipe taurina.
A revelação foi feita por James Allison no vídeo pós-corrida que a equipe alemã divulga em seu canal oficial no YouTube. O diretor-técnico falava sobre o próprio W14 também exposto no último final de semana, após a batida de Lewis Hamilton no TL3, e foi bastante sincero ao dizer que ninguém perderia a chance de entender melhor as soluções encontradas pelas demais adversárias.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Com certeza, sempre desperta muito interesse”, começou Allison. “Há uma correria grande dos cinegrafistas da equipe, não apenas confiamos nas imagens da TV, que são de baixa resolução e de qualidade insuficiente.”
“Os fotógrafos estão posicionados em partes estratégicas da pista, onde há a probabilidade dos guindastes entrarem em ação, e eles ficam lá clicando furiosamente. Em seguida, nossa caixa de entrada é lotada de imagens em alta resolução de outros carros. Infelizmente, o nosso próprio foi erguido aos céus e também haverá muitas fotos nos e-mails dos nossos concorrentes”, salientou.
“Mas sim, temos um bom conjunto de imagens da Red Bull, e isso é sempre bom para o nosso time de aerodinâmica analisar se há detalhes do nosso interesse que poderão ser escolhidos para nosso programa de testes em andamento”, completou o diretor.
A Red Bull não ficou nada feliz com a forma como o carro de Pérez foi tirado da pista, mas não perdeu a deixa de dar uma cutucada na eterna rival. Helmut Marko, consultor dos austríacos, disse que “ninguém ficou tão interessando no assoalho da Mercedes quanto estavam em nosso carro”.
Alfinetadas à parte, Allison explicou, por fim, que as atualizações promovidas no W14 em Monte Carlo serão melhor analisadas em Barcelona, que é um circuito comum e muito usado pelas equipes para testes pela variedade de elementos que podem ser experimentados.
“Os pilotos deram um feedback razoável sobre o carro, eles se sentiram bem com a frenagem, o carro pareceu bom, e os dados que coletamos com os sensores aerodinâmicos não deram nenhum sinal de alarme. Eles sugeriram coisas de acordo com a expectativa. O carro teve um ritmo de corrida razoavelmente bom, e vamos ver na próxima etapa onde realmente estamos, em um circuito mais normal”, finalizou.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.