Mercedes confessa que estuda “coleção de fotos” do assoalho da Red Bull após Mônaco

O diretor-técnico da Mercedes, James Allison, disse que, sim, a equipe tratou de garantir o máximo possível de fotos e imagens em vídeo do assoalho do carro de Sergio Pérez e já estuda "o que pode ser do interesse"

A batida de Sergio Pérez logo no início da classificação do GP de Mônaco rendeu uma oportunidade única para os rivais: ver em detalhes o complexo assoalho do RB19, que tem feito toda a diferença no ganho de aerodinâmica da Red Bull na temporada 2023 da Fórmula 1. E a Mercedes tratou de garantir um bom pacote de imagens em alta resolução para estudar o trabalho da equipe taurina.

A revelação foi feita por James Allison no vídeo pós-corrida que a equipe alemã divulga em seu canal oficial no YouTube. O diretor-técnico falava sobre o próprio W14 também exposto no último final de semana, após a batida de Lewis Hamilton no TL3, e foi bastante sincero ao dizer que ninguém perderia a chance de entender melhor as soluções encontradas pelas demais adversárias.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fotógrafo registra Hamilton em Mônaco: a Mercedes também espalhou os seus por pontos estratégicos da pista (Foto: AFP)

“Com certeza, sempre desperta muito interesse”, começou Allison. “Há uma correria grande dos cinegrafistas da equipe, não apenas confiamos nas imagens da TV, que são de baixa resolução e de qualidade insuficiente.”

“Os fotógrafos estão posicionados em partes estratégicas da pista, onde há a probabilidade dos guindastes entrarem em ação, e eles ficam lá clicando furiosamente. Em seguida, nossa caixa de entrada é lotada de imagens em alta resolução de outros carros. Infelizmente, o nosso próprio foi erguido aos céus e também haverá muitas fotos nos e-mails dos nossos concorrentes”, salientou.

“Mas sim, temos um bom conjunto de imagens da Red Bull, e isso é sempre bom para o nosso time de aerodinâmica analisar se há detalhes do nosso interesse que poderão ser escolhidos para nosso programa de testes em andamento”, completou o diretor.

A Red Bull não ficou nada feliz com a forma como o carro de Pérez foi tirado da pista, mas não perdeu a deixa de dar uma cutucada na eterna rival. Helmut Marko, consultor dos austríacos, disse que “ninguém ficou tão interessando no assoalho da Mercedes quanto estavam em nosso carro”.

Alfinetadas à parte, Allison explicou, por fim, que as atualizações promovidas no W14 em Monte Carlo serão melhor analisadas em Barcelona, que é um circuito comum e muito usado pelas equipes para testes pela variedade de elementos que podem ser experimentados.

“Os pilotos deram um feedback razoável sobre o carro, eles se sentiram bem com a frenagem, o carro pareceu bom, e os dados que coletamos com os sensores aerodinâmicos não deram nenhum sinal de alarme. Eles sugeriram coisas de acordo com a expectativa. O carro teve um ritmo de corrida razoavelmente bom, e vamos ver na próxima etapa onde realmente estamos, em um circuito mais normal”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.