Mercedes expande parceria para instalar tecnologia a laser em safety-car na Fórmula 1

Em parceria com a Luminar, a Mercedes vai testar um novo software de lasers no safety-car que cria um mapa 3D das condições de pista para ajudar a direção de prova da Fórmula 1

A Mercedes vai introduzir uma nova tecnologia em seu safety-car para a temporada de 2024 da Fórmula 1. A montadora alemã decidiu expandir a parceria com a Luminar, empresa de tecnologia que desenvolve sistemas de segurança para a indústria automotiva, para além do setor automotivo, e o AMG GT Black Series vai receber um sistema de sensores chamado de LiDAR (Light Detection and Ranging).

O LiDAR utiliza lasers para criar um mapa 3D do entorno do carro e um sistema de inteligência artifical para detectar qualquer objeto ao redor em situações adversas de pista. De acordo com a Luminar, a tecnologia consegue identificar detritos a 250 metros de distância e objetos maiores a 500 metros de distância.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Toto Wolff elogiou o sistema da Luminar (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Assim que estiver operacional e for aprovado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o LiDAR será colocado no teto do carro da Mercedes e proverá informações para a direção de prova durante os fins de semana.

“Estou muito satisfeito por termos lançado esta nova parceria com a Luminar”, disse o chefe da Mercedes, Toto Wolff. “Fiquei profundamente impressionado com a jornada deles até agora, com a tecnologia e o trabalho que realizaram. É uma área verdadeiramente empolgante e inovadora que terá implicações de longo alcance para a indústria automobilística e para a mobilidade em geral”, prosseguiu.

“Nossa colaboração utilizará o trabalho de desenvolvimento inicial entre a Luminar e a Mercedes-Benz como base, e estou animado para ver como podemos desenvolver isso”, concluiu Wolff.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no circuito de Sakhir, no Bahrein.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.