Mercedes joga decisão sobre Bottas para agosto e não descarta emprestar Ocon

Chefão da Mercedes, Toto Wolff revelou que ainda não tem uma decisão tomada sobre quem será o companheiro de equipe de Lewis Hamilton em 2020. Mas que deve chegar a uma definição em agosto. Além de Valtteri Bottas, está no páreo o jovem Esteban Ocon

Valtteri Bottas terá de esperar um pouco mais para saber se vai ou não seguir com a Mercedes em 2020. O chefe da equipe alemã, Toto Wolff, afirmou nesta sexta-feira (26), em Hockenheim, que somente vai decidir sobre a renovação do finlandês após as duas próximas etapas da temporada 2019. O #77 tem contrato somente até o fim do ano, enquanto o vínculo de Lewis Hamilton expira apenas no fim do próximo campeonato.
 
Vice-líder da classificação da Fórmula 1, Bottas se juntou à Mercedes em 2017, substituindo Nico Rosberg, que decidira se aposentar após a conquista do título mundial em 2016. Desde então, Valtteri vem tentando oferecer resistência ao colega pentacampeão. Só que, na temporada passada, o nórdico viveu um ano abaixo da crítica, por isso iniciou o Mundial deste ano pressionado, mas mais forte, vencendo de cara a primeira etapa, na Austrália. Ainda assim, Bottas já não parece ter fôlego suficiente para uma briga direta com Hamilton pelo título. Neste momento, a diferença entre eles é de 39 pontos a favor do inglês.
Valtteri Bottas busca a renovação com a Mercedes (Foto: AFP)

"É muito incomum anunciar pilotos em julho", afirmou Wolff aos jornalistas durante coletiva de imprensa na pista alemã, que recebe neste fim de semana a 11ª etapa da temporada. "Se for para fazer uma análise mesmo é possível estender essa decisão até o inverno, como já vimos acontecer com outras equipes. Há um certo padrão nisso", completou o comandante da esquadra prateada.

 
"Para nós, não se trata apenas de tomar uma decisão correta para o ano que vem, mas também para as próximas temporadas. É por isso que concordamos em só tomar uma decisão em agosto, mas isso não significa necessariamente que vamos anunciá-la em agosto", disse o austríaco.
 
Além de Bottas, a Mercedes possui a opção de promover Esteban Ocon, que hoje desempenha o papel de piloto reserva e de desenvolvimento, além de George Russell, que também faz parte do programa de jovens competidores da marca alemã, mas que vem defendendo a Williams em 2019. 
 
Ao ser questionado sobre o futuro de Ocon, Wolff garantiu que, se não o eleger para titular da Mercedes, vai ajudá-lo a encontrar um lugar na F1. O francês perdeu a vaga no ano passado, depois que a Force India virou Racing Point, dentro do negócio liderado pelo pai de Lance Stroll.
 
"Estamos muito felizes com o desenvolvimento de Esteban e George. São os nossos pilotos mais experientes do programa e o objetivo é prepará-los para um cockpit na Mercedes", falou.
Esteban Ocon é atualmente piloto reserva da Mercedes (Foto: Reprodução)

"Como todos sabemos, foi uma situação infeliz no ano passado para Esteban. Mas todos nós sabemos de sua capacidade. Valtteri também está mostrando bons desempenhos e merece um lugar."

 
O dirigente, então, contou como o trabalho de Ocon vem chamando a atenção nos bastidores da Mercedes e, ainda assim, não descartou emprestar o jovem se for necessário. "Ele contribui muito a portas fechadas. Trabalha no simulador à noite e nos finais de semana de corrida, vem aos sábados e nos informa tudo. É um grande garoto. Então, colocar um jovem em um dos carros seria interessante."
 
"Há também outras equipes interessadas nele e precisamos tomar uma decisão cuidadosa para nós mesmos. Não apenas para o nosso benefício, mas para o de Esteban. E se isso significa que vamos tomar uma decisão em favor de Valtteri, também significa que alguém teria de seguir no trabalho de desenvolvimento e que perderíamos a nossa mão por um ano ou dois com Esteban, e essa seria a maior consequência dessa decisão”, concluiu Wolff.

As atividades de pista do Mundial de F1 em Hockenheim continuam neste sábado. Às 7h (horário de Brasília), acontece o terceiro treino livre, enquanto a definição do grid de largada está marcada para 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REALSiga tudo aqui.

 

Paddockast #26
Acidentes que alteraram carreiras

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.