Durante o treino livre 1 do GP de São Paulo, nesta sexta-feira (12), a Mercedes confirmou que Lewis Hamilton terá uma troca na unidade de potência para a corrida do Brasil, no motor de combustão interna (ICE). Assim, o britânico será punido em cinco posições no grid de largada no domingo, após a definição da corrida sprint. Chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff justificou a troca.
“Sentimos que podemos marcar mais pontos e por isso fizemos a troca”, explicou o austríaco. “Mas até o final da temporada vai continuar diminuindo a potência e ainda não sabemos o porquê disso. Temos apenas o novo motor e o atual e esperamos que essa troca melhore o carro. A Arábia Saudita também nos dá a possibilidade da troca, mas acreditamos que a essa altura, nosso motor vai perder mais potência, sendo assim, de acordo com as nossas simulações, aqui [em Interlagos] é o lugar certo para se fazer a mudança e penso que é a última vez que precisamos fazê-la”, espera o dirigente.
Wolff seguiu em sua explicação, destacando que o desgaste do motor Mercedes se tornou muito acentuado, e caso a mudança não fosse feita no Brasil, a equipe poderia acabar prejudicada nas corridas seguintes. Vale ressaltar que as duas próximas etapas são em países estreantes na Fórmula 1: Catar e Arábia Saudita. Assim, as escuderias ainda não possuem dados registrados sobre os circuitos.
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“Sem entrar em detalhes, todo motor está se degradando”, lamentou. “Vimos que, no ano passado com mais de 1.000 km, o motor se desgastava e o nosso está mais danificado que a média das últimas temporadas. Nesse ritmo, não seremos competitivos na Arábia Saudita e em Abu Dhabi”, afirmou.
Sobre o treino livre desta sexta, Toto reconheceu mais uma vez o estágio avançado em que se encontra a Red Bull, que novamente apresentou superioridade no começo da sessão. No entanto, na parte final, quem acabou ficando com a primeira colocação foi Lewis Hamilton.
“Não começamos bem o treino e, no final, as Red Bull não correram”, reconheceu. “Temos mais desempenho por vir e, ao menos, o cenário não é tão ruim quanto parecia no início da sessão. Uma coisa é certa: nós nos recusamos a desistir”, encerrou Wolff.
O GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL.