Mercedes e McLaren repudiam xenofobia de Marko a Pérez: “Não tem lugar na F1”

Toto Wolff e Zak Brown criticaram as falas preconceituosas de Marko sobre Checo Pérez e disseram que isso não deveria ter sido normalizado nem no passado, quanto mais no presente e no futuro

Os comentários xenofóbicos de Helmut Marko sobre a mentalidade “sul-americana” de Sergio Pérez ainda repercutem bastante no paddock da Fórmula 1. Outros chefes de equipe se manifestaram sobre os comentários preconceituosos do austríaco sobre o mexicano.

Zak Brown, da McLaren, afirmou que faltou respeito entre as partes. “Temos de ter cuidado com o que se diz a alguém. Entendo por que as pessoas ficaram ofendidas com ele. Não se pode fazer comentários que possam ser vistos de forma inadequada”, analisou.

Enquanto Toto Wolff, da Mercedes, reforçou que as ações de Marko não deveriam ser normalizadas nem no passado, nem no futuro. “Não é nada engraçado, isso não tem lugar na F1. Todos sabemos que precisamos de mais diversidade, inclusão, com as equipes dando o seu melhor para criar um ambiente favorável”, completou.

Toto Wolff afirmou que falas de Marko não tem lugar na F1 (Foto: Mercedes)

A palavra da Red Bull

Christian Horner também foi questionado sobre o tema pela Sky Sports antes do início das atividades em Singapura. De acordo com o britânico, Helmut rapidamente percebeu que sua fala sobre o mexicano estava errada e logo pediu desculpas publicamente a ele.

“A gente sempre está aprendendo na vida, mesmo aos 80 anos de idade e, acho que, inevitavelmente aprendemos lições. Checo tem sua parcela de importância na equipe, é muito popular no mundo todo e levamos isso muito a´sério, com muita responsabilidade”, falou.

Sobre a Red Bull não ter emitido uma nota de repúdio às falas de Marko, Horner justificou o motivo. “Ele não é funcionário da Red Bull Racing, faz parte do grupo mais amplo da equipe, que emitiu o pedido de desculpas por outros meios. Tecnicamente, Helmut é um consultor de um grupo mais amplo, mas já conversamos sobre isso e ele se arrependeu”, completou.

F1 2023, GP DA AUSTRÁLIA, MELBOURNE, QUINTA-FEIRA, ZAK BROWN, McLAREN,
Zak Brown apontou que comentários como o de Marko são inadequados (Foto: AFP)

Relembre o caso

Helmut Marko disparou palavras xenofóbicas contra Sergio Pérez, na tentativa de explicar um desempenho abaixo do que é esperado pela Red Bull na Fórmula 1 2023. Em entrevista à Servus TV, na Áustria, o consultor afirmou que o mexicano não consegue ir bem em voltas lançadas porque sua origem “sul-americana” não lhe permite se concentrar para tirar o máximo proveito do carro. Ele só esqueceu, no entanto, que o México fica na América do Norte.

Sergio Pérez optou por minimizar a declaração xenofóbica de Helmut Marko. O mexicano revelou o pedido de desculpas do consultor da Red Bull pelos comentários e ele entendeu que passou dos limites com o comentário. “Gostaria de me desculpar pelas minhas declarações ofensivas e deixar absolutamente claro que não acredito que seja possível generelizar as pessoas por serem de qualquer país, raça ou etnia”, falou em comunicado à imprensa.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Os horários da sexta-feira se repetem no sábado, com TL3 às 6h30 (de Brasília, GMT-3) e classificação marcada para as 10h. Por fim, no domingo, a largada acontece às 9h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.