Mercedes pede revisão de não-punição a Verstappen por incidente com Hamilton em SP

Com base em nova evidência — leia-se, imagem da câmera onboard do carro de Max Verstappen, divulgada nesta terça-feira —, a Mercedes solicitou o direito de revisão da não-punição ao holandês no GP de São Paulo

Todos os ângulos da polêmica disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no Brasil (Vídeo: Fórmula 1)

A guerra entre Mercedes e Red Bull nos bastidores da Fórmula 1 ganhou mais um capítulo explosivo nesta terça-feira (16), menos de 48 horas depois do GP de São Paulo do último domingo. A equipe chefiada por Toto Wolff anunciou que vai pedir revisão da não-punição a Max Verstappen em disputa com Lewis Hamilton pela liderança na volta 48 da corrida em Interlagos.

Na ocasião, Verstappen espalhou na curva da Descida do Lago quando tinha a posição de dentro do trecho, enquanto Lewis estava do lado de fora. A manobra do holandês fez com que tanto Hamilton como o próprio Max escapassem na área de escape asfaltada do setor e logo voltaram à pista. Dez voltas depois, o britânico fez a ultrapassagem e rumou para uma vitória apoteótica.

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Max Verstappen joga Lewis Hamilton para fora da pista em disputa pela liderança em SP (Foto: Reprodução)

Mas a direção de prova, depois de ter anotado o incidente entre os dois, optou por não punir ninguém, o que provocou a fúria de Toto Wolff, que considerou Verstappen culpado por ter jogado Hamilton para fora da pista e, portanto, passível de ser punido.

Mas nesta terça-feira, a Mercedes reagiu às imagens que a Fórmula 1 publicou e que mostram o incidente pela perspectiva da câmera onboard frontal do carro de Verstappen. A Mercedes, então, reagiu com a decisão de pedir revisão da não-punição imposta a Max no Brasil.

“A Mercedes confirma que, hoje, pedimos Direito de Revisão sob o Artigo 14.1.1 do Código Esportivo Internacional, em relação ao incidente da curva quatro, entre os carros 44 e 33, na volta 48 do GP de São Paulo de 2021, com base em novas evidências que estavam indisponíveis para os comissários no momento que a decisão foi tomada”, diz o comunicado da equipe anglo-alemã.

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Toto Wolff se enfureceu ao ver que Verstappen não foi punido em SP (Foto: Reprodução)

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Por incidentes semelhantes ocorridos no GP da Áustria, por exemplo, Sergio Pérez sofreu duas punições, de 5s cada, por ter jogado para fora da pista Lando Norris e Charles Leclerc. Uma sanção semelhante a Verstappen mudaria a história do GP de São Paulo e, de certa forma, também do campeonato. Isso porque Valtteri Bottas, que terminou cerca de 3s atrás do holandês, poderia ter subido para segundo e deixaria Max em terceiro.

Tal cenário, em termos de campeonato, faria com que a diferença entre Verstappen e Hamilton fosse de 11, e não de 14 pontos na tabela do Mundial de Construtores.

A matemática diz que, numa possibilidade de Hamilton vencer o GP do Catar e Verstappen terminar em segundo e, duas semanas depois, o cenário for o mesmo, com Lewis vencedor do GP da Arábia Saudita e Verstappen logo atrás, os dois rivais chegariam a decisão do título na corrida derradeira do ano, em Abu Dhabi, rigorosamente empatados. O cálculo não considera uma eventual conquista do ponto extra por volta mais rápida nas duas próximas etapas do campeonato.

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