Mercedes promove reestruturação interna em busca de “melhor equipe técnica” para 2026
O diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin, explicou que o remanejamento de funções foi necessário para montar as melhores equipes para os desenvolvimentos dos próximos carros, já que cada um terá regulamentos distintos da F1
A Mercedes teve de promover uma reestruturação interna para suprir as recentes perdas no corpo técnico, mas a equipe está confiante de que, de agora em diante, trata-se dar passos à frente, e não mais regredir. O diretor de engenharia de pista, Andrew Shovlin, ainda explicou que as mudanças também foram necessárias por conta do desafio de ter de desenvolver dois carros sob regulamentos distintos no próximo ano.
A Mercedes já havia sofrido baixa considerável em 2023 ao ver o diretor de estratégia, James Vowles, partir para a chefia da Williams. Este ano, além do baque do anúncio da saída de Lewis Hamilton, perdeu Loïc Serra, diretor de desempenho, e Jérôme D’Ambrosio, considerado por muitos sucessor de Toto Wolff no comando do time.
Coincidentemente, Hamilton, Serra e D’Ambrosio farão parte da Ferrari, os dois últimos já a partir de outubro deste ano. O time de Brackley, então, precisou replanejar o estafe. “Tivemos de reestruturar o grupo de dinâmica de veículos após a ida de Loïc Serra para a Ferrari”, começou Shovlin em coletiva de imprensa.
“Isso foi feito por meio de uma contratação interna, mas está dando certo, o grupo está funcionando, apresentando muitas ideias. Mas estamos sempre analisando como eles funcionam e como queremos gerenciar esses diferentes recursos”, acrescentou.
“E uma das coisas que estão em nosso radar é que teremos em 2026 um carro muito, muito diferente, assim como a unidade de potência, do que temos agora. Simultaneamente, precisamos desenvolver um carro para 2026 e um para 2025”, salientou o diretor.
“Quem deve se concentrar em qual carro? Como queremos que os grupos sejam estruturados para poder fornecer os recursos para esses dois projetos diferentes? Então, quando falo em reestruturação, não é que estejamos mudando uma pessoa de lugar achando que ela será melhor do que a outra que lá estava. É mais uma questão de que todo o gerenciamento dessas diferentes funções está sendo revisado baseado nesse desafio futuro e como podemos nos desenvolver de forma mais eficaz”, completou Shovlin.
Um ponto a ser muito celebrado é que a Mercedes enfim entendeu como tirar desempenho do carro e cresceu significativamente na temporada 2024 da F1. Já são três vitórias nas últimas cinco corridas realizadas, duas sem interferências externas, performance que coloca os alemães à frente da Ferrari e em pé de igualdade com a McLaren.
Shovlin destacou, todavia, que é momento de manter todos os integrantes do time “motivados e tranquilizá-los de que temos a direção para voltar ao caminho das vitórias”.
“Essa é uma das principais coisas, mas é uma situação com a qual temos simplesmente de lidar. Acho que fizemos um bom trabalho maximizando o aprendizado a partir das oportunidades. Paralelo a isso, estamos reestruturando a organização para tentar oferecer a melhor equipe técnica e funções de grupo que nos leve ao futuro”, seguiu.
“Tudo o que se pode fazer é tentar tirar o máximo proveito da situação que está à sua frente, e tem sido uma boa recuperação. Mas, com sorte, vamos nos apoiar nessa base em vez de regredir”, finalizou.
A Fórmula 1 faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
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