Mercedes vê Red Bull “em colapso” na F1 2024, mas alerta: “Não podemos descartá-los”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, comentou situação da Red Bull na temporada após a McLaren assumir a ponta do Mundial de Construtores

Com o resultado do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 deste último domingo (15), a McLaren enfim assumiu a ponta do Mundial de Construtores, deixando a Red Bull para trás. Após a prova, Toto Wolff, chefe da Mercedes, opinou sobre o “colapso” da equipe austríaca após um forte começo em 2024, mas negou que seja possível “descartar” o time de Max Verstappen.

Além disso, Wolff também falou sobre a ascensão da McLaren, que, segundo o dirigente da Mercedes, não era esperado nem pela própria equipe britânica. O chefe da escuderia alemã também apontou o GP da Áustria de 2023 como o ponto de virada para o time papaia após um fraco começo no ano passado. 

Para Wolff, “é difícil” entender de onde saiu esse salto de desempenho da McLaren desde 2023. Ainda assim, o dirigente entende que a equipe fez um bom trabalho para “continuar a trajetória” e “tomar as decisões certas”.

“É tão difícil correlacionar e descobrir o que realmente está causando essa mudança de desempenho. Porque não olhamos apenas de temporada para temporada. Na Áustria [em 2023], de repente se tornaram tão competitivos, embora não tivessem isso no radar. Pensaram em ganhar 0s25 com a atualização, mas foi 1s e continuaram a trajetória. O carro está em uma situação ideal e tomaram as decisões certas desde então. Hoje, é o carro mais rápido”, apontou. 

Oscar Piastri venceu em Baku e a McLaren tomou a ponta do Mundial de Construtores (Foto: AFP)

“E então vemos aquelas variações de desempenho da Ferrari. No início do ano, diríamos que era outro campeonato fácil para Verstappen e Red Bull. Eles colapsaram, mas não podemos descartá-los”, concluiu. 

No Mundial de Construtores, a McLaren tem 476 pontos e lidera, enquanto a Red Bull vem em segundo, com 456. Já entre os pilotos, Verstappen ainda é líder e tem 59 tentos de folga para Lando Norris, o vice.

Agora, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 20 e 22 de setembro em Singapura, para a 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Red Bull tem razão: o título está em risco na F1, e só vacilo da McLaren salva

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.