Mercedes vê Red Bull em desvantagem com punição de túnel de vento: “Vai incomodar”

O chefe das Flechas de Prata, Toto Wolff, vê que a sua equipe pode ganhar vantagem com punição da Red Bull pelo estouro do teto de gastos. No entanto, apesar disso, pensa que o prejuízo da adversária pode ser reduzido “se forem eficientes”

Com a punição pela quebra do teto de gastos em 2021, a Red Bull terá uma dedução de US$ 7 milhões (aproximadamente R$ 37 milhões) e de 10% nos testes aerodinâmicos para a temporada 2023 da Fórmula 1. Principalmente por conta desse último, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que isso pode ser uma vantagem para a equipe alemã no campeonato que está por vir.

“Acho que a Red Bull fez um trabalho muito bom no ano passado, tendo um carro que é meio segundo ou mais rápido do que todos os outros. Acho que a falta de tempo no túnel de vento certamente não é boa para eles, e pode ser uma vantagem para nós nesta temporada”, disse no lançamento do W14, carro para a temporada que começa em 5 de março, no Bahrein.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Red Bull conquistou o campeonato de construtores em 2022 (Foto: F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Apesar das punições, Wolff falou sobre o momento de domínio dos taurinos, e acredita que se os rivais manterem o nível de eficiência, o corte no tempo de testes e a multa podem não ter tanta influência assim.

“Se você tem uma máquina eficiente, certamente pode compensar isso, ou grande parte dela. Portanto, a longo prazo, é bom para nós. Mas já estivemos nessa situação – obviamente sem a punição – nos anos antes quando vencemos e, portanto, tivemos menos tempo no túnel de vento do que todos os outros nas últimas temporadas. Isso certamente os incomodará um pouco. Mas se eles forem eficientes como organização, o que demonstraram, não vai ser tanto assim”, opinou.

A Mercedes lançou o W14 nessa última quarta (15), voltando a usar a cor preta, assim como em 2020 e 2021, se unindo à luta contra o racismo. No entanto, dessa vez, o objetivo é reduzir o peso do bólido, usando também fibra de carbono em parte do carro, buscando assim não exceder o peso máximo permitido. Inclusive, essa é a tendência em grande parte das equipes do grid para esse ano.

Após o dia de filmagens, a Mercedes volta a colocar o W14 na pista nos testes de pré-temporada da Fórmula 1, programados para acontecer entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no circuito de Sakhir, no Bahrein, a mesma sede da abertura do campeonato, no dia 5 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.