Mercedes retruca Bottas e diz que “não tinha opções” para mudar estratégia no Bahrein

Valtteri Bottas não gostou da estratégia da Mercedes, acusada de ser conservadora demais. O chefe Toto Wolff sente que não tinha o que ser feito após problemas na largada e no pit-stop

Hamilton vence na estratégia e pega Verstappen: assista como foi o GP do Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Valtteri Bottas terminou o GP do Bahrein incomodado com a Mercedes, acusada de ser cautelosa demais com a estratégia de pneus e impedir a luta pela vitória. A equipe, por sua vez, discorda: o chefe Toto Wolff sente que a combinação de uma largada ruim do finlandês com um pit-stop de 10s impediu qualquer chance de ofensiva contra Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

“Não acho que tínhamos outras opções estratégicas”, disse Wolff após a corrida. “A gente tentou o undercut também com o Valtteri, que é algo que eu sinto que mudaria a corrida dele. O que a gente não queria era perder uma posição na largada da corrida, e aí ele não conseguiu acompanhar os dois caras na frente”, seguiu.

O undercut citado por Wolff é a tática de parar antes do piloto adversário para, com pneus mais novos, ganhar tempo de pista e posição. Foi assim que Hamilton ultrapassou Verstappen no Bahrein. Para Bottas, entretanto, só o terceiro lugar foi possível.

TOTO WOLFF; MERCEDES; PRÉ-TEMPORADA; BAHREIN; GRANDE PRÊMIO;
Toto Wolff falou sobre a situação de Valtteri Bottas no Bahrein (Foto: Mercedes)

“O pit-stop era para fazer o undercut no Max, e acho que a gente teria conseguido, mas tivemos o problema com a roda dianteira direita no pit-stop. Não sei qual outra estratégia a gente poderia tentar. Uma parada só certamente não era possível. O pneu médio não aguentaria até o fim, o duro também perdia performance no meio do caminho. Não tínhamos opções. Eu entendo a frustração quando se está dentro do carro, com informações limitadas e pensando que dava para fazer outra coisa”, destacou.

Bottas ficou claramente incomodado ao fim da corrida, com imagens de televisão mostrando uma conversa mais séria com Wolff durante a celebração da vitória de Hamilton.

Um bom começo de temporada é particularmente importante para um piloto que luta pela renovação de contrato. O acordo entre Mercedes e Bottas vai apenas até o fim de 2021, com George Russell cada vez mais forte como um possível substituto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube