Mercedes sobra em Suzuka e crava dobradinha com Rosberg melhor que Hamilton no TL1. Massa é 11º

A Mercedes liderou com folga a primeira sessão de treinos livres em Suzuka nesta sexta-feira (2). Nico Rosberg comandou as atividades e foi 0s151 mais veloz que o companheiro Lewis Hamilton. Quem mais se aproximou foi Fernando Alonso, na terceira posição. Felipe Massa foi o 11º

A Mercedes não tomou conhecimento dos adversários nesta sexta-feira (2) em Suzuka. Nico Rosberg e Lewis Hamilton comandaram com folga o início das atividades nipônicas, sendo que o alemão cravou o tempo mais rápido, com 1min35s461, já na segunda parte do treino livre desta manhã no Japão, noite de quinta no Brasil. Hamilton não ficou muito atrás e terminou a sessão a 0s151 do colega e principal rival pelo título.

Como parece ser comum às sextas, Fernando Alonso foi quem mais se aproximou dos carros prateados. O espanhol andou meio segundo acima e foi capaz de assegurar uma expressiva terceira posição. Valtteri Bottas colocou a Williams em quarto, fixando lugar entre as Ferrari. Kimi Räikkönen terminou em quinto.

A lista dos dez melhores foi completada por Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo, Jenson Button, Sebastian Vettel e Daniil Kvyat. Grande atração do treino, o jovem Max Verstappen terminou em 12º, uma colocação atrás de Felipe Massa.

Nico Rosberg foi o mais rápido no TL1 em Suzuka (Foto: Getty Images)
 

Confira como foi o primeiro treino livre da F1 para o GP do Japão

A primeira sessão na majestosa Suzuka começou com os olhos voltados para os boxes da Toro Rosso, por conta da participação de Max Verstappen – o mais jovem piloto a andar na F1. Titular da equipe de Faenza para 2015, o holandês de 17 anos recém-completados foi para a pista japonesa a bordo do carro de Jean-Éric Vergne – curiosamente o francês perdeu o posto para o jovem para a próxima temporada. Outro novato que teve chance nesta sexta foi o espanhol Roberto Merhi na Caterham, que entrou no posto de Kamui Kobayashi. Merhi já havia tido o gostinho de andar no carro verde em Monza neste ano.

Quando a luz verde autorizou o início do treino, Daniel Ricciardo foi quem puxou o pelotão para as primeiras voltas de instalação. Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Verstappen vieram logo atrás. Depois Max Chilton saiu e foi seguido por uma grande parte do grid.

Depois dos giros iniciais, os pilotos retornaram aos boxes para uma breve pausa, que foi quebrada por Ricciardo e Merhi. Aí Bottas veio também. E foi o primeiro a cravar tempo nesta sexta-feira (2). O finlandês iniciou a sessão com 1min37s436. O espanhol da Caterham se colocou em segundo, mas rodaria na sequência, dando trabalho a Bottas, que teve de desviar de supetão do novato. Enquanto isso, Verstappen também voltava à pista japonesa.

As Mercedes vieram também, assim como a Ferrari de Alonso e a Williams de Felipe Massa. Lewis Hamilton, então, foi à ponta com 1min36s550. Mas foi logo superado pelo colega de equipe, que foi um décimo mais rápido. Bottas ainda se manteve em terceiro, à frente Alonso, Massa, Ricciardo, Jenson Button, Verstappen, Adrian Sutil, Pastor Maldonado, Marcus Ericsson, Jules Bianchi, Daniil Kvyat e Merhi. Como sempre acontece, todos os tempos foram registrados com os pneus duros – os extras que a Pirelli fornece às equipes na primeira meia hora do TL1.

Enquanto Rosberg baixava sua marca para 1min36s244, Hamilton cometia um pequeno erro no segundo setor da pista. Com isso, o inglês acabou voltando aos boxes. Na pista, Kvyat pulava para quinto, seguido por Kimi Räikkönen, que empurrou Massa para oitavo, portanto.

Já Button relatava um pequeno desconforto com o banco de seu carro, que se movimentava durante as freadas. Isso tudo com 50 minutos para o fim. Vale também destacar que, nesta fase, apenas Kevin Magnussen e Max Chilton seguiam sem registros de tempo.

Max Verstappen andou no TL1 em Suzuka (Foto: Getty Images)
Depois de uma nova pausa, as ações recomeçaram com 45 minutos para o fim. E Sebastian Vettel foi quem abriu a segunda parte da sessão. O alemão veio à pista com o objetivo de testes aerodinâmicos. Assim, a asa dianteira continha a marca da pintura aerodinâmica, assim como o pneu dianteiro direito. Merhi e Räikkönen seguiram o tetracampeão da Red Bull.

E Vettel, com pneus novos, saltou para oitavo na primeira tentativa de volta rápida, mas ainda 1s8 atrás de Rosberg, que se mantinha na ponta. Seb, então, foi para sexto logo em seguida, enquanto o finlandês da Ferrari registrava o quinto melhor tempo.  

Não demorou para as Mercedes voltarem ao trabalho. E Rosberg voou com pneus novos. O alemão superou em 0s7 sua marca anterior para virar 1min35s461. Hamilton veio na mesma balada, mas acabou cometendo um pequeno erro na parte final. Ainda assim, o inglês ficou a 0s151 do tempo do colega de equipe. Alonso também assombrou, mas mais pelo desempenho que tirou da instável F14T. O espanhol pulou para terceiro, meio segundo mais lento que os dois caras prateados da ponta.

A parte final da sessão viu Button escapar no fim da grande reta antes da última chicane. Outro que escapou no mesmo ponto também foi o Nico Hülkenberg. E, enquanto a maioria dedicou os minutos finais à simulação de corrida, os tempos na tabela permaneceram iguais. Ou seja, Rosberg manteve mesmo a primeira posição, à frente de Hamilton, Alonso, Bottas, Räikkönen, Magnussen, Ricciardo, Button, Vettel e Kvyat. Massa acabou em 11º, enquanto o novato Verstappen foi o 12º.

A próxima sessão da sexta-feira no Japão está marcada para logo mais, às 2h (de Brasília).

As imagens do GP do Japão
#GALERIA(5095)

F1, GP do Japão, Suzuka, Treino livre 1:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:35.461   27
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:35.612 +0.151 26
3 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:36.037 +0.576 19
4 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:36.576 +1.115 25
5 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:37.187 +1.726 19
6 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:37.327 +1.866 24
7 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:37.466 +2.005 27
8 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES 1:37.649 +2.188 24
9 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:37.686 +2.225 26
10 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:37.714 +2.253 26
11 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:38.012 +2.551 22
12 38 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:38.157 +2.696 22
13 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:38.324 +2.863 10
14 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:38.582 +3.121 9
15 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:38.851 +3.390 21
16 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:39.046 +3.585 19
17 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:39.097 +3.636 26
18 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI 1:39.318 +3.857 18
19 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT 1:40.031 +4.570 18
20 45 ROBERTO MERHI ESP CATERHAM RENAULT 1:41.472 +6.011 24
21 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI 1:41.580 +6.119 20
21 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI 1:41.757 +6.296 15
    TEMPO 107% TL1   1:42.143 +6.682  
               
RECORDE FELIPE MASSA BRA FERRARI 248 F1 1:29.599 07/10/2006  
MELHOR VOLTA KIMI RÄIKKÖNEN FIN McLAREN MP4-20 1:31.540 09/10/2009  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.