Mercedes tem reunião decisiva para definir permanência na F1 em 2021

Daimler terá reunião decisiva para saber se mantém equipe da Mercedes na F1 após 2020. Altos custos indicam chances de saída. Acionista, Toto Wolff pode tomar controle total ao lado de Lawrence Stroll, rebatizando o time como Aston Martin. Futuro de Lewis Hamilton ainda é indefinido

A Mercedes terá uma reunião decisiva para saber se manterá a equipe na Fórmula 1 ao fim da temporada 2020. A informação do site inglês ‘RaceFans.net’ em parceria com o ‘Autocar.co.uk’ indica que o encontro acontecerá no dia 12 de fevereiro.
 
Apesar do sucesso nos últimos anos, com seis títulos mundiais de construtores e seis de pilotos, a Mercedes está sob pressão da Daimler, que visa redução de custos. A companhia gastou bilhões de dólares desde o retorno da equipe, em 2010. Mesmo arrecadando bastante dinheiro de premiação e marketing, a participação na F1 não coincide com a realidade das demissões e cortes de emprego.
 
O possível fim da equipe não significaria alterações no programa de fornecimento de motores, ativo desde 1994. Williams e McLaren já firmaram contratos para a temporada 2021.
Valtteri Bottas (Foto: Mercedes)
A reportagem também citou que o atual chefe de equipe Toto Wolff, que também é um acionista, poderia assumir o controle em uma parceria com Lawrence Stroll, proprietário da Racing Point e que revelou o interesse em investir na Aston Martin, o que rebatizaria o time, que contaria com motores Mercedes, mas com o nome da marca londrina.
 
O investimento da dupla na nova marca pode abrir caminho para outro magnata entrar no campeonato. O russo Dmitry Mazepin, pai do piloto Nikita, foi um dos que cogitou comprar a antiga Force India em 2018, mas teve a concorrência superada por Lawrence Stroll.
 
O acordo da Aston Martin também pode envolver a montadora chinesa Geely, dona das marcas Lotus, Volvo e Polestar.
 
A indecisão da Mercedes pode ser chave para a saída do hexacampeão mundial Lewis Hamilton. No time desde 2013, o inglês está com as negociações emperradas, e os rumores de sua saída são constantes desde antes da possibilidade da Mercedes abandonar o campeonato.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.