Na Garagem: 3º, Vettel conquista bicampeonato no Japão

No Japão, Sebastian Vettel conquistou o 14º pódio em 15 corridas em 2011 e garantiu o bicampeonato, sendo o piloto mais jovem a conseguir esse feito, aos 24 anos e 96 dias, superando a marca de Fernando Alonso

Quando a F1 foi para Suzuka na disputa da 15ª das 19 etapas do Mundial de 2011, Sebastian Vettel tinha confortável vantagem para o resto do pelotão. A tabela apontava 309 pontos para o alemão, 185 para Jenson Button, 184 para Fernando Alonso, 182 para Mark Webber e 168 para Lewis Hamilton. Nesse cenário, bastava a Vettel somar um ponto no GP do Japão para abrir 125 pontos de vantagem e conquistar o segundo título mundial.
 
Daquela temporada, ficaram duas impressões: uma negativa, já que Webber jamais conseguiu fazer frente a Vettel mesmo contando com o mesmo equipamento do rival e outra positiva, pois, dentro dos limites de rendimento da McLaren, Button foi o único piloto do grid a tentar ameaçar o domínio de Vettel e da Red Bull.
A largada em Suzuka 2011 (Foto: GEPA)
Até o GP da Inglaterra, nona etapa do certame, Vettel tinha seis vitórias e três segundos lugares. Com isso, já abria 80 pontos de vantagem para Webber, segundo colocado na tabela. Restava saber em qual etapa Vettel ganharia o caneco.
 
Button teve desempenho similar ao de Vettel na segunda metade da temporada e ficou com o vice-campeonato: marcou 161 pontos contra 176 do alemão. O inglês teve duas vitórias nesse período do campeonato e uma delas foi justamente no GP nipônico – a outra conquista de Button ocorreu no GP da Hungria.
Sebastian Vettel se consagrou em Suzuka (Foto: GEPA)
Em Suzuka, Vettel conquistou a 27ª pole da carreira, passando Mika Häkkinen e tornando-se o sétimo melhor nesse quesito na história da F1, com o tempo de 1min30s466. A disputa pelo melhor lugar no grid foi apertada e Button ficou apenas 0s009 atrás. Hamilton foi o terceiro e Felipe Massa, em um bom treino, ficou com o quarto posto, à frente de Alonso, seu parceiro de Ferrari. Webber marcou 1min31s156 e foi apenas o sexto com a Red Bull.
 
Na largada, Button partiu melhor, mas acabou espremido por Vettel. Para não bater no alemão, Button colocou duas rodas na grama e acabou perdendo a segunda posição para Hamilton. Vettel alegou não ter visto o inglês – os comissários não puniram o piloto da Red Bull pela manobra. Massa manteve o quarto posto, à frente de Alonso.
Jenson Button venceu mais uma em 2011 em Suzuka (Foto: McLaren)
Já na sexta volta, Alonso usou a asa móvel para passar o brasileiro no fim da reta de chegada. O alemão da Red Bull abriu vantagem para os dois ingleses da McLaren, mas sofria com o desgaste dos pneus macios. Hamilton, com um furo no pneu, perdeu a posição para Button na oitava volta e antecipou o seu primeiro pit-stop por conta do azar.
 
Com o rendimento ruim dos seus compostos macios, Vettel entrou nos boxes ainda na volta 9 e Button parou duas voltas depois. No retorno à pista, a diferença entre os dois caiu muito e Button começava a ameaçar a liderança de Vettel. Os dois começaram a trocar voltas mais rápidas e, logo na volta 20, o alemão precisou fazer o seu segundo pit-stop.
Sebastian Vettel vibrou muito com o bicampeonato (Foto: GEPA)
Foi a deixa que Button precisava para tomar a ponta: o inglês ficou uma volta a mais na pista, e, quando voltou dos boxes, ao fim da volta 21, já era o líder da prova. Massa voltou dos pits na quinta posição e estava atrás de Hamilton, numa reedição do duelo na corrida anterior, em Cingapura. O brasileiro tentou passar o inglês na freada da chicane e Hamilton jogou o carro para cima de Massa, danificando a asa dianteira do brasileiro. Mesmo sem abandonos, o acidente causou a entrada do safety-car na volta 24.
 
Os carros foram reagrupados e a relargada aconteceu na volta 27. Button sustentou a ponta e Vettel realizou sua terceira parada na volta 34. Nem os pneus médios faziam o alemão ter um bom desempenho. Sabendo disso, Alonso apertou o ritmo antes da sua última parada. Quando voltou à pista, na volta 38, o espanhol saiu dos pits à frente de Vettel. Fora os toques entre Vettel e Button e Massa e Hamilton, a corrida não teve incidentes.
O terceiro lugar garantiu o bicampeonato a Vettel (Foto: GEPA)
Alonso ainda tentou um ataque a Button nos giros finais, mas o britânico controlou a situação e cruzou a bandeira quadriculada na volta 53 com 1s160 de vantagem para o espanhol. Vettel tentou retomar a segunda posição, mas segurou o ímpeto, orientado pela Red Bull. O terceiro lugar era mais do que suficiente para garantir o título.
 
Com o resultado, o alemão conquistou o 14º pódio em 15 corridas e garantiu o bicampeonato, sendo o piloto mais jovem a conseguir esse feito aos 24 anos e 96 dias – tomando o posto de Alonso, que havia conseguido o bicampeonato com 25 anos e 87 dias. Foi a última vez que um GP do Japão decidiu o título – com 13 decisões, o Japão é o recordista no quesito.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!