Na Garagem: Barrichello faz em Fiorano 1º teste com ‘amigável’ carro da Ferrari

Ainda de saída da Stewart, Rubens Barrichello recebeu permissão para testar pela primeira vez um carro da Ferrari e, em 1ª de dezembro de 1999, fez sua estreia no circuito de Fiorano

Em um tempo em que testava-se à vontade na F1, foi em 1º de dezembro de 1999 que Rubens Barrichello fez sua estreia a bordo de um carro da Ferrari. Ainda de saída da Stewart, o brasileiro ganhou permissão da equipe inglesa para conhecer pessoalmente o carro que guiaria a partir do ano seguinte no Mundial.
 
A primeira experiência de Barrichello foi em Fiorano, no circuito particular da Ferrari, com o traçado cercado de neve na Itália. O brasileiro se hospedou na pista, mesmo, em uma casa da equipe. Foram três dias de atividades, de 1º a 3 de dezembro.
Rubens Barrichello correu pela Ferrari de 2000 a 2005 (Foto: Ferrari)
Ao todo, no primeiro dia, Barrichello deu 57 voltas, com a melhor delas ficando na casa de 1min02s148 — mas o objetivo, de acordo com a equipe, não estava relacionado ao cronômetro.
 
Como ainda tinha vínculo contratual com a Stewart, Barrichello estava evitando o contato com a imprensa. Primeiro, leu um comunicado: “É como se eu sempre tivesse pilotado uma Ferrari, porque me senti muito confortável. Só tive um pequeno problema com o freio porque, ao contrário do que estou acostumado, tive que usar o pé esquerdo. Mas me saí bem”.
 
Depois, conversou apenas com jornalistas brasileiros e usou alguns adjetivos para descrever a F399. Disse que o carro era “amigável” e o motor, “doce”.
 
Barrichello conduziu boa parte dos testes naquele mês de dezembro, junto de Luca Badoer, já que Michael Schumacher saiu de férias para completar a recuperação da fratura que sofreu na perna no GP da Inglaterra de 1999. Naquela semana, por exemplo, estava curtindo o calor do verão na África do Sul.
Barrichello ficou na Ferrari até 2005, mas, de vez em quando, ainda volta para comer uma macarronada (Foto: Reprodução)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.