Na Garagem: com Vettel na China, Red Bull vence pela 1ª vez no Mundial de F1

Foi logo na terceira corrida defendendo a Red Bull, no GP da China de 2009, que Sebastian Vettel fez da equipe austríaca uma vencedora no Mundial de F1 – sob chuva em Xangai

Se você levar em conta que a Toro Rosso pertence à Red Bull, e que era a empresa de bebidas energéticas que pagava o salário de Sebastian Vettel em 2008, a primeira vitória dos rubro-taurinos no Mundial foi no GP da Itália de 2008.
 
Mas, oficialmente, foi há sete anos que a Red Bull Racing venceu pela primeira vez na categoria. Em 19 de abril de 2009, na China, Sebastian Vettel dominou debaixo de chuva – oh, que surpresa – e fez o hino da Áustria tocar no pódio depois de 12 anos.
 
Na brilhante temporada da Brawn, a Red Bull já tinha um grande carro. A diferença no início da campanha se dava, mesmo, pelo difusor duplo dos carros de Jenson Button e Rubens Barrichello.
A chegada de Vettel na chuva em Xangai (Foto: Bridgestone Motorsport)
Em todo o primeiro semestre, essa história só foi diferente justamente na China: a Renault conseguiu as três primeiras posições do grid, com Fernando Alonso em segundo separando as duas Red Bull. Vettel, pela segunda vez na vida, era o pole. A Brawn, confiante, foi com mais combustível para o treino classificatório.
 
No domingo, debaixo de chuva, a prova foi iniciada com o safety-car à frente do pelotão, o que facilitou a vida de Vettel para defender a dianteira.
 
A Renault tentou fazer uma estratégia diferente com Alonso, mas deu errado, e o que ocorreu foi apenas que o espanhol saiu da frente de quem vinha atrás. E a corrida em si não despertou fortes emoções. Vettel ganhou fácil e Mark Webber chegou em segundo. Barrichello era o terceiro até cometer um erro na entrada da reta e permitir a passagem de Button, o futuro campeão mundial. O brasileiro sofria com os discos de freio do BGP-001, lembram-se?
Sebastian Vettel estava só começando a mostrar o dedo (Foto: Red Bull/Getty Images)
Tratou-se da primeira das 50 vitórias da Red Bull na F1 – a mais recente delas, com Daniel Ricciardo no GP da Bélgica de 2014. Nestes últimos sete anos, sem dúvida alguma, o time de Dietrich Mateschitz se colocou na história como um dos maiores de todos os tempos. Foram quatro títulos consecutivos de Pilotos e Construtores entre 2010 e 2013 e, no ranking de vitórias, a Red Bull é a quinta colocada. Fica atrás só de Ferrari, McLaren, Williams e Lotus. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.