Na Garagem: Hunt espera dois meses para faturar vitória no GP da Espanha

A McLaren de James Hunt foi flagrada fora do regulamento ao final do GP da Espanha por ele vencido em 1976 há exatos 40 anos. A decisão final saiu só dois meses depois

Há 40 anos, James Hunt conquistou uma das mais controversas vitórias da história da F1 — juridicamente falando. Em 2 de maio de 1976, o britânico abriu a temporada europeia do Mundial vencendo no GP da Espanha.
 
Depois de dois abandonos e um segundo lugar nas três primeiras corridas, Hunt chegou a Jarama para fazer a pole. Como de costume naquele ano, largou mal e perdeu a dianteira, mas após meia corrida perseguindo Niki Lauda, passou a Ferrari e partiu para a vitória. Na linha de chegada, a vantagem foi de 30s.
James Hunt venceu, mas esperou dois meses para confirmar a vitória no GP da Espanha de 1976 (Foto: Forix)
Entretanto, a inspeção técnica mudou tudo. Descobriu-se que a McLaren estava com a largura maior que a permitida pelo regulamento. Mais precisamente, 1,5 cm. Hunt foi desclassificado.
 
“Pegaram uma regra obscura que foi introduzida sem um bom motivo”, esbravejou Teddy Mayer.
 
A McLaren apelou da decisão, mas o processo foi longo. O veredito saiu depois de a F1 passar por Bélgica, Mônaco, Suécia e França, devolvendo os pontos a Hunt e “equilibrando” um pouco mais a disputa: Lauda ficou com 52 pontos, o dobro dos vice-líderes, Hunt e Patrick Depailler.
 
Como se polêmica pouca fosse bobagem, a semana seguinte ainda viu uma nova surgir. Hunt venceu, mas foi desclassificado após um protesto da Ferrari pelo fato de o britânico ter trocado de carro após a bandeira vermelha provocada por um acidente na largada. A queixa foi acatada e os dez pontos passaram de Hunt para Lauda.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.