Na Garagem: Prost empurra McLaren na reta de chegada em Hockenheim

Uma pane seca na última volta do GP da Alemanha de 1986 fez Alain Prost viver alguns dos instantes mais aguerridos de sua carreira na F1

Diz o senso comum que Alain Prost não era dos pilotos mais aguerridos, mas, sim, aquele professor. Menos arrojo, mais técnica. Claro, alguns dias fugiam a regra. Foi o caso do 27 de julho de exatos 30 anos atrás.

 
A vitória no GP da Alemanha, em Hockenheim, ficou com Nelson Piquet por uma larga margem. A disputa, entretanto, foi mais equilibrada do que o resultado indica.
Dobradinha brasileira no pódio em Hockenheim com Piquet e Senna (Foto: Forix)
Optando por fazer duas paradas, ele usou pneus mais inteiros para passar os dois pilotos da McLaren no fim da prova e vencer. Keke Rosberg e Prost completariam o pódio tranquilamente, não fosse pela falta de combustível na última volta.
 
Ayrton Senna, que cruzou a linha de chegada balançando de um lado para o outro para pescar as últimas gotas de gasolina no tanque, herdou o segundo lugar, e Nigel Mansell ficou em terceiro com a outra Williams. 
 
Já Rosberg e Prost, que tinham uma volta de vantagem para o resto, ainda terminaram em quinto e sexto, completando a zona de pontuação.
Prost empurrando a McLaren em Hockenheim (Foto: Reprodução)
Prost, todavia, tentou com os próprios braços e pernas, em vão, cruzar a linha de chegada. Ele desceu da McLaren, ainda em movimento, e começou a empurrá-la. Quando o carro perdeu o embalo, o francês perdeu as forças e desistiu. 
 
Após a décima das 16 corridas, Prost tinha 44 pontos, sete a menos que Mansell. De qualquer maneira, este resultado seria descartado no fim do ano. Alain conquistou em 1986 o bi da F1 com dois pontos de vantagem para o Leão após o GP da Austrália, em Adelaide.
Essa carona é menos famosa: a de Nigel Mansell para Keke Rosberg (Foto: Forix)

PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.