Na Garagem: Stewart vence, passa Clark e estabelece novo recorde na F1

A vitória no GP da Holanda de 1973 foi a 26ª da carreira de Jackie Stewart, estabelecendo um novo recorde no Mundial de F1. O evento também marcou o primeiro pódio de James Hunt

Durou apenas seis anos a soberania de Jim Clark em número de vitórias no Mundial de F1. Em 29 de julho de 1973, em Zandvoort, o escocês foi superado por seu compatriota Jackie Stewart.

 
A caminho do tricampeonato, Stewart largou em segundo lugar no GP da Holanda. Só que o piloto do dia, na realidade, foi outro: Ronnie Peterson, da Lotus.
Em Zandvoort, Stewart venceu pela 26ª vez na F1, estabelecendo um novo recorde (Foto: Forix)
O pole-position seguiu em primeiro lugar até a 64ª volta. Foi quando problemas no câmbio permitiram a aproximação e a ultrapassagem de Stewart. Uma volta depois foi a vez da outra Tyrrell, de François Cévert. Mais duas voltas e o sueco da Lotus desistiu.
 
James Hunt, da March, completou na terceira colocação. Foi o primeiro pódio de sua carreira na F1.
 
Para Stewart, tratou-se da 26ª vitória, superando as 25 de Clark. Ele venceria apenas mais uma vez na F1, uma semana depois, no GP da Alemanha. Seu recorde durou até 1987, quando foi igualado e superado por Alain Prost.
O programa do GP da Holanda de 1973 (Foto: Forix)

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube