Na luta pelo título dos Construtores e fim do jejum, McLaren aposta em reação contra Red Bull

Paddy Lowe, diretor-técnico da escuderia de Woking, acredita que uma eventual dobradinha poderá colocar novamente a McLaren na briga por um título que não conquista desde 1998

A McLaren aposta em reação imediata para iniciar uma arrancada rumo ao título do Mundial de Construtores. Sem mencionar o certame dos Pilotos, cada vez mais polarizado entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso, Paddy Lowe, diretor-técnico da escuderia britânica, acredita que uma eventual dobradinha poderá colocar a McLaren de volta à briga por um título que não conquista desde 1998.

Para basear a sua confiança, Lowe citou como exemplo o domínio de Vettel no GP do Japão e a forma como o alemão reduziu para apenas quatro pontos a vantagem de Alonso, que parecia supremo na liderança do campeonato. Contudo, o piloto da Ferrari, que somou apenas 30 pontos nas últimas quatro corridas, pode ser ultrapassado pelo taurino no GP da Coreia do Sul, neste fim de semana.

Paddy Lowe aposta em dobradinha da McLaren para alcançar a Red Bull no Mundial de Construtores (Foto: McLaren)

“Veja só como Vettel diminuiu a vantagem de Alonso em apenas duas corridas”, disse o dirigente britânico durante entrevista à emissora Sky Sports. “Há muitos pontos em disputa: 43, se você conseguir uma dobradinha. E isso é muito plausível. Mas, se você pode fazer isso, mesmo que os outros caras cheguem em terceiro e quarto, ainda haverá uma grande soma de pontos.”

Fato é que, após 15 corridas no Mundial deste ano, nenhuma equipe do grid conseguiu fazer 1-2 até o momento. Quem mais se aproximou disso foi a própria McLaren no GP da Austrália, com Jenson Button vencedor e Lewis Hamilton em terceiro, e com a Red Bull no GP da Inglaterra, quando Mark Webber triunfou em Silverstone e Vettel fechou o top-3.

A Red Bull segue soberana na ponta do Mundial de Construtores e, após os 27 pontos somados em Suzuka, tem 324, 41 a mais em relação à McLaren. Na sequência, em terceiro, aparece a Ferrari, com 263, enquanto a Lotus, equipe que mais evoluiu neste ano, ao lado da Sauber, tem 239. A Mercedes completa o rol dos cinco primeiros com 136 pontos, apenas 20 a mais em relação à equipe suíça.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.