Na luta pelo título dos Construtores e fim do jejum, McLaren aposta em reação contra Red Bull

Paddy Lowe, diretor-técnico da escuderia de Woking, acredita que uma eventual dobradinha poderá colocar novamente a McLaren na briga por um título que não conquista desde 1998

A McLaren aposta em reação imediata para iniciar uma arrancada rumo ao título do Mundial de Construtores. Sem mencionar o certame dos Pilotos, cada vez mais polarizado entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso, Paddy Lowe, diretor-técnico da escuderia britânica, acredita que uma eventual dobradinha poderá colocar a McLaren de volta à briga por um título que não conquista desde 1998.

Para basear a sua confiança, Lowe citou como exemplo o domínio de Vettel no GP do Japão e a forma como o alemão reduziu para apenas quatro pontos a vantagem de Alonso, que parecia supremo na liderança do campeonato. Contudo, o piloto da Ferrari, que somou apenas 30 pontos nas últimas quatro corridas, pode ser ultrapassado pelo taurino no GP da Coreia do Sul, neste fim de semana.

Paddy Lowe aposta em dobradinha da McLaren para alcançar a Red Bull no Mundial de Construtores (Foto: McLaren)

“Veja só como Vettel diminuiu a vantagem de Alonso em apenas duas corridas”, disse o dirigente britânico durante entrevista à emissora Sky Sports. “Há muitos pontos em disputa: 43, se você conseguir uma dobradinha. E isso é muito plausível. Mas, se você pode fazer isso, mesmo que os outros caras cheguem em terceiro e quarto, ainda haverá uma grande soma de pontos.”

Fato é que, após 15 corridas no Mundial deste ano, nenhuma equipe do grid conseguiu fazer 1-2 até o momento. Quem mais se aproximou disso foi a própria McLaren no GP da Austrália, com Jenson Button vencedor e Lewis Hamilton em terceiro, e com a Red Bull no GP da Inglaterra, quando Mark Webber triunfou em Silverstone e Vettel fechou o top-3.

A Red Bull segue soberana na ponta do Mundial de Construtores e, após os 27 pontos somados em Suzuka, tem 324, 41 a mais em relação à McLaren. Na sequência, em terceiro, aparece a Ferrari, com 263, enquanto a Lotus, equipe que mais evoluiu neste ano, ao lado da Sauber, tem 239. A Mercedes completa o rol dos cinco primeiros com 136 pontos, apenas 20 a mais em relação à equipe suíça.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube