Newey reitera crítica ao regulamento e diz que F1 voltou ao “pinte os carros de branco, e é difícil notar a diferença”

Adrian Newey voltou a criticar as restrições impostas pelo regulamento técnico da F1. Projetista da Red Bull avaliou que o Mundial voltou ao tempo do ‘pinte de branco e é difícil notar a diferença’

Adrian Newey não está nada satisfeito com os rumos da F1. Projetista dos carros que dominaram o Mundial nos últimos anos nas mãos de Sebastian Vettel, o britânico alertou que o campeonato corre o risco de parecer uma fórmula de um único construtor.
 
Newey vai se afastar da F1 no fim desde ano para buscar outros projetos de tecnologia dentro da Red Bull e já admitiu que o regulamento cada vez mais restrito do Mundial é um dos grandes responsáveis por essa mudança de rumo.
Adrian Newey ainda não se conformou com os rumos da F1 (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
“Tiveram muitos fatores que desempenharam um papel na minha decisão de deixar a F1, e muitas emoções misturadas”, disse Newey em entrevista à publicação inglesa ‘MotorSport’. “Senti que era hora de me desafiar em algo diferente e isso certamente é um fator”, continuou.
 
“Mas, ao mesmo tempo, acho que as regras se tornaram restritivas demais”, opinou. “Nós corremos o risco, em termos de chassi, de nos tornarmos a GP1”, alertou.
 
“Todo mundo está convergindo para carros que são mais e mais similares. Nós estamos de volta ao ‘pinte o carro de branco, e é difícil notar a diferença’ – especialmente no próximo ano, quando perderemos os bicos diferentes”, seguiu. “Meu companheiros diretores-técnicos da F1 estão como perus votando para o Natal”, concluiu Adrian.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.