Latifi faz milagre e lidera TL3 marcado pela chuva na Hungria. Albon é 3º

Nicholas Latifi. Sim, ele mesmo. Foi Latifi quem liderou o último treino livre marcado por chuva e brilho da Williams na Hungria

TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DE TREINOS LIVRES DA F1 NA HUNGRIA | Briefing

A primeira atividade deste sábado (30) de definição do grid de largada para o GP da Hungria de Fórmula 1 aconteceu com chuva e pista bastante molhada. O terceiro e último treino livre em Hungaroring deu aos pilotos e equipes um gostinho do que é encarar a chuva húngara e deu a chance de preparar para a possibilidade de classificar com esse tipo de condições climáticas. Na tabela de tempos, quem aproveitou melhor foi a Williams, que terminou com a volta mais rápida. E mais: com Nicholas Latifi.

“Isso é vida real ou é apenas fantasia?”. É a pergunta que abre a música Bohemian Rapsody, do Queen, desde o lançamento, em 1975. Alguns anos depois, a banda inglesa faria em Budapeste um de seus shows mais famosos e levou o público ao delírio quando o vocalista Freddie Mercury entoou o hino da música popular mundial. Foi ali em Mogyoród, na região metropolitana da capital Budapeste, que o mundo da Fórmula 1 se viu sem escape da realidade para abrir o dia. Sim, senhoras e senhores leitores: Latifi liderou.

E não, não se tratou de uma situação em que uma porção de pilotos andaram enquanto a maioria ficou apenas de botuca. Todo mundo esteve na pista e deu volta rápida. Com 60 segundos para o fim do treino, Max Verstappen melhorou sua volta e liderou por instantes, até Charles Leclerc também melhorar e reocupar a dianteira no que parecia fechar a página do treino livre. Até que veio Latifi.

Dos céus como o Arcanjo Gabriel com as notícias importantes, o canadense avisou que há muito chão a percorrer até a classificação, sobretudo com o piso molhado. Colocou 1s7 no tempo de Verstappen, 0s661 e Leclerc e, com 1min41s480, liderou.

O companheiro Alex Albon também foi rápido, é verdade, é terminou na terceira colocação. Mas até Albon fechou 0s901. Latifi, numa manhã onde perdeu completamente o conhecimento do que a palavra limite significa, dominou.

Atrás dos quatro, visto que Verstappen ficou em quarto, George Russell, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Lando Norris, Sebastian Vettel, Kevin Magnussen completaram o top-10. Lewis Hamilton foi 11º. Vettel ainda bateu perto do fim, quando escapou no molhado após mostrar bom rendimento da Aston Martin.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Hungria de Fórmula 1. Logo mais, classificação está marcada para as 11h [de Brasília, GMT-3]. No domingo, corrida larga às 10h.

Simplesmente Nicholas Latifi (Foto: Williams)
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Confira como foi o TL3:

É chuva! Após uma sequência de provas com forte calor na Europa, que vive verão sacrificante, e uma sexta-feira com as temperaturas mais altas do ano inteiro, a Fórmula 1 via chuva pela frente na hora de começar o último treino livre para o GP da Hungria.

A temperatura estava mais baixa que o esperado, na casa de 19°C, e com a precipitação lá. Havia chovido bem cedo pela manhã e parado antes da corrida da Fórmula 3, que teve de largar com safety-car, mas parou antes mesmo desta largada. Com o passar daquela prova, a pista secou. Durou quase nada, porque retornaria para brindar a F1.

Após alguns minutos de indefinição e pista vazia, Charles Leclerc e Carlos Sainz foram os dois que inauguraram as ações. Era a Ferrari no traçado! Ambos estavam de pneus para pista extrema, apropriados para aquele tipo de condição. Leclerc abriu volta e escapou com gosto na curva cinco, enquanto Sainz pegou um trecho de aquaplanagem.

Mesmo com a situação complicada da pista, 15 minutos apareciam fora do pit-lane após dez minutos de sessão. A decisão era testar os pneus de faixa azul para se preparar. Somente Fernando Alonso tentou sair de intermediários inicialmente, mas sem qualquer pulo do gato: era a mesma coisa, tentativa de entender pneus que talvez sejam necessários na classificação.

Enquanto isso, a Mercedes cercava o carro de Lewis Hamilton no pit-lane para impedir que outras pessoas enxergassem qualquer coisa. Problemas? Não ficou claro, mas a Mercedes, assim como a Red Bull, não demonstrava interesse algum em sair dos boxes. Em seguida, a TV inglesa garantiu que nada de errado havia com Hamilton.

Charles Leclerc liderou o TL3 na chuva até aparece Nicholas Latifi (Foto: AFP)

Leclerc indicava no rádio que talvez fosse hora de testar pneus intermediários, mas liderava com 1min43s364. Alonso melhorava com os inters, mas seguia 2s4 atrás. E Russell colocava a Mercedes na pista com pouco menos de 20 minutos.

Logo depois, a Ferrari avisou a Leclerc que esperava chuva forte para os próximos 30 minutos. Foi quase imediato depois disso ver que a chuva tinha voltado vitaminada – nenhuma tempestade, mas chuva firme. Que fez, por exemplo, Pierre Gasly rodar na curva quatro e causar rápida bandeira amarela. Foi hora da pista esvaziar.

Leclerc seguia líder e tinha companhia de Sainz, Sebastian Vettel – na Aston Martin de asa traseira nova -, Lance Stroll, Alonso, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Guanyu Zhou. Somente Nicholas Latifi e Valtteri Bottas – que ficou fora do TL1 para dar lugar a Robert Kubica – resolveram ficar na pista neste momento.

Foi somente perto da marca de 30 minutos de treino que as coisas voltaram a acelerar e os tempos caíram. Mick Schumacher subiu para o que chegou a ser o terceiro lugar, enquanto Hamilton, que estava na volta de instalação quando Gasly rodou, finalmente abria volta. E reclamava dos intermediários. “Não há qualquer aderência com estes pneus”, falou.

Ao passo que Kevin Magnussen melhorava o tempo e também passava direto na curva seis, a Williams falava para Latifi que enxergava mais chuva em pouco tempo. Já era uma reclamação constante: todo mundo resolveu testar os intermediários, mas faltava aderência. Além de Hamilton, Russell, Ricciardo e Sergio Pérez falaram o mesmo.

Sebastian Vettel parou no muro (Foto: Reprodução)

Vettel subiu mais e foi para o segundo lugar, superando a volta de Sainz, mas cairia para terceiro quando Alonso apareceu de volta à pista. Antes de fazer o segundo tempo, porém, Alonso viu o carro sair de traseira na curva três e se livrou de uma rodada por muito pouco. Na Mercedes, o engenheiro avisava a Hamilton que o carro tinha dificuldade de gerar calor para os pneus.

A Red Bull estava na pista, mas sem fazer nada muito digno de nota. Pérez escapou reclamando da aderência e era o último, mas Verstappen andara somente no nono lugar.

Apesar do fato de que o sol começou até a se mostrar levemente no céu, bandeira vermelha veio na pista. Vettel rodou sozinho na curva dez e deu uma pancada com a traseira do carro na barreira de proteção. Interrupção que fez Vettel se desculpar e certamente obriga a Aston Martin a correr contra o tempo para a classificação.

O que viria na bandeira verde, nos últimos três minutos, é que impressionaria. A Williams brilhou com as voltas rápidas derradeiras e viu Latifi assumir a liderança do três após Verstappen e Leclerc melhorarem as voltas deles. E ainda teve Alexander Albon passando no terceiro lugar. Loucura absoluta, e Williams, com Latifi, dona da manhã.

F1 2022, GP da Hungria, Hungaroring, TL3:

1N LATIFIWilliams Mercedes1:41.480 17
2C LECLERCFerrari1:42.141+0.66114
3A ALBONWilliams Mercedes1:42.381+0.90119
4M VERSTAPPENRed Bull1:43.205+1.72510
5G RUSSELLMercedes1:43.434+1.95413
6F ALONSOAlpine1:43.570+2.09016
7C SAINZFerrari1:43.589+2.10915
8L NORRISMcLaren Mercedes1:43.743+2.26313
9S VETTELAston Martin Mercedes1:44.178+2.69814
10K MAGNUSSENHaas Ferrari1:44.655+3.17520
11L HAMILTONMercedes1:44.832+3.35211
12M SCHUMACHERHaas Ferrari1:45.156+3.67618
13E OCONAlpine1:45.570+4.09017
14D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:45.624+4.14411
15L STROLLAston Martin Mercedes1:45.638+4.15817
16G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:45.691+4.21117
17Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:45.850+4.37017
18V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:45.930+4.45020
19P GASLYAlphaTauri Honda1:46.091+4.61118
20S PÉREZRed Bull1:48.240+6.76011
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