Latifi sente “estranheza” do primeiro dia e vê “filosofia diferente” em novos carros

Piloto da Williams destacou a abordagem diferente diante dos pneus de 18 polegadas nas 66 voltas acumuladas na sessão inicial de testes em Barcelona

COMO FOI O PRIMEIRO DIA DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 EM BARCELONA | Briefing

O primeiro dia de testes de pré-temporada em Barcelona pode ser comparado às aulas iniciais na universidade. As primeiras voltas com os novos carros exigem muita atenção e aprendizado por parte dos pilotos no Circuito de Montmeló. Iniciando seu terceiro ano na Fórmula 1, Nicholas Latifi sentiu, durante as 66 voltas acumuladas no período da manhã da última quarta-feira (23), que o bólido da Williams vai exigir uma filosofia diferente de pilotagem por causa do novo conceito aerodinâmico e os pneus de 18 polegadas.

Com o tempo de 1m23s379, Latifi encerrou o primeiro dia na 14ª posição entre os 16 carros que foram à pista. O registro foi 0s619 mais lento em comparação com o seu companheiro Alex Albon, que teve como a melhor volta 1m22s760 e também completou 66 voltas, mas no período da tarde.

Porém, segundo o canadense, o mais importante nos testes na Catalunha é o acúmulo de quilometragem, pois o objetivo é aprender mais sobre o carro, que tem uma concepção distinta do ano passado. “Definitivamente, parece diferente em comparação com o carro do ano passado, com certeza”, afirmou Latifi, em entrevista ao site oficial da F1.

Nicholas Latifi e o carro lotado de parafina (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Devido às modificações no carro, o piloto não se sentiu à vontade durante os primeiros contatos com o bólido. “A primeira sessão de volta depois de alguns meses sempre parece muito estranha, muito estranha, principalmente essas primeiras voltas”, afirmou.

Por não ter participado dos testes dos novos pneus em Abu Dhabi no fim do ano passado, Latifi percebeu que as rodas de 18 polegadas, maiores em comparação às utilizadas em 2021, vão exigir uma filosofia diferente durante a pilotagem dos novos carros.

“Posso dizer que é uma filosofia de carro diferente, não apenas para mim, porque a Williams não participou do teste de pneus novos no ano passado. Então, eu também estou sentindo esses pneus de 18 polegadas pela primeira vez também”, acrescentou.

Questionado sobre a eficiência do novo efeito solo na perseguição dos carros que vão à frente, Latifi afirmou que não teve chances de avaliar a performance do novo mecanismo. “Infelizmente não. Eu vi outros pilotos vindo quando estava em uma volta lenta ou algo assim, mas ainda não estava em posição de estar tão perto do outro carro”, revelou.

Após rodar 66 voltas no período da manhã, o canadense passou algumas orientações para Albon, que assumiu o cockpit do carro na sessão da tarde. “Eu meio que apontei para o Alex algumas coisas para talvez prestar atenção, ou que poderia surpreendê-lo na primeira sessão se ele não estivesse esperando”, iniciou.

“Nada que seja uma grande ‘bandeira vermelha’, mas apenas áreas que eu acho que poderiam ser melhoradas que talvez não fossem identificadas imediatamente durante a tarde”, concluiu.

Leia também

+Bottas lamenta tempo perdido por “problemas custosos” da Alfa Romeo em Barcelona
+ Fórmula 1 promete “monitorar” conflito na Ucrânia antes de definir sobre GP da Rússia

Com os dois pilotos somados, a Williams percorreu 122 voltas no primeiro dia. Performance que foi comemorada pela equipe. “No geral, hoje foi bastante positivo. Há claramente áreas para mim que parecem bastante positivas em comparação com o ano passado. Existem áreas também onde, se as ajustarmos, encontramos fácil o tempo de volta. Ainda é muito cedo, então acho que foi um bom dia”, avaliou o canadense de 26 anos.

De volta à pista nesta quinta-feira (24), agora no período da tarde, Latifi acredita que os três dias de testes em Barcelona serão essenciais para ele e Albon estarem melhor preparados para as sessões no Bahrein, que acontecem entre os dias 10 e 12 março. “Indo para o Bahrein, acho que será mais fácil depois de passarmos por esses três dias, ainda sem focar no desempenho total do carro, apenas tentando entender os sistemas e a nova plataforma aerodinâmica, como funciona, as sensibilidades e outros detalhes”, finalizou.

O GRANDE PRÊMIO cobre in loco a primeira semana de testes da Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch. Além disso, o GP acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.

A temporada 2022 da F1 começa oficialmente no dia 20 de março, com o GP do Bahrein.

FÓRMULA 1 2022: O QUE O PRIMEIRO DIA DE TESTES REVELOU? E NO QUE FICAR DE OLHO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.