Hülkenberg admite “choque”, mas nega temor com troca na Audi: “Quero fazer história”
Nico Hülkenberg foi surpreendido pela troca de comando na operação na equipe, mas disse que objetivo do projeto continua em busca do sucesso na Fórmula 1
Nico Hülkenberg está ansioso e animado para fazer parte do projeto Audi na Fórmula 1. O alemão foi anunciado como piloto da Sauber a partir de 2025 e, a partir de 2026, iniciará o ambicioso projeto da montadora alemã em busca de sucesso na categoria rainha do automobilismo. E, em meio à essa estruturação do novo time, um anúncio surpreendente foi feito nesta semana: a chegada de Matia Binotto para comandar as operações da marca. O ex-Ferrari assume o lugar do CEO da Sauber, Andreas Seidl, que deixará o projeto junto com Oliver Hoffmann, ex-presidente do conselho de administração da empresa. Para Hülkenberg, no entanto, o jogo de cadeiras não afeta o objetivo do projeto.
“É claro que eles foram influentes, foram os dois caras com quem fizemos o acordo. Obviamente, foi uma mudança inesperada. Fui informado no dia do anúncio sobre a decisão do grupo pelo próprio Gernot Dollner [CEO da Audi]”, começou o piloto ao site Motor Sport Week. “Essa é a decisão do grupo que eles querem mudar daqui para frente. Acho que grandes projetos como esse, obviamente, têm pessoas na gerência que são grandes pilares desses projetos. Mas eles nunca dependem apenas de uma ou duas pessoas. Portanto, na F1, todos são mutáveis”, opinou.
Na Sauber desde 2023 após deixar a chefia da McLaren, Seidl começou a ver a permanência à frente do projeto Audi cada vez mais insustentável por conta da guerra de poder travada contra Hoffmann nos bastidores da esquadra de Hinwil, segundo matéria do site australiano Auto Action no início de julho. Com isso, Binotto será diretor operacional e técnico da Audi a partir de 1º de agosto, mudança que representa o primeiro grande passo na reestruturação que a equipe planeja até a entrada efetiva na F1.
“Com relação a Mattia [Binotto], eu o conheço do paddock, mas nunca trabalhei com ele. Isso vai mudar em alguns meses. O fato de duas pessoas que estavam intimamente envolvidas ao meu lado não estarem mais lá, é claro, talvez seja um pouco triste, mas estou mais interessado no projeto, em participar da Fórmula 1 com a Audi e fazer dela uma história de sucesso”, disse Hülkenberg. “Não estou preocupado. Foi uma pequena mudança, um pequeno choque. Mas agora estamos de volta aos negócios. Ainda estou ansioso para participar desse projeto e torná-lo uma história de sucesso com a Audi”, concluiu o #27.
É inegável o fato de que Hülkenberg trocará uma competitiva Haas em 2024 pro uma Sauber muito fraca, que inclusive ainda não somou pontos na temporada. Porém, para o alemão, são detalhes que podem ser resolvidos ainda em 2025.
“É uma linha muito tênue entre o sucesso e o insucesso. Dois décimos podem significar um fim de semana muito diferente, muito bom ou muito ruim. Eu testemunho isso todo fim de semana e sei que pequenas coisas podem ter um impacto muito grande e fazer uma grande mudança, uma grande diferença”, explicou.
“Ainda estou confiante de que, no ano que vem, com algumas contribuições mais positivas do lado deles e algumas coisas que eu possa trazer e talvez mudar, podemos mudar isso já no ano que vem. Não estou dizendo que será um grande passo, mas são necessários apenas alguns pequenos passos no meio-campo para estar no ponto certo. Sabe, vou me manter positivo. E isso é tudo o que eu diria”, finalizou Hülkenberg.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (26), o treino livre 1 começa às 8h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão será ao meio-dia. No sábado (27), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (28), os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Red Bull alerta Verstappen e diz que “nada está garantido” na briga pelo título da F1 2024