Hülkenberg valoriza Audi por escolhê-lo mesmo sem vitórias na F1: “Declaração poderosa”
Nico Hülkenberg trocará Haas por Sauber/Audi em 2025 e valorizou confiança da equipe mesmo sem ter conquistado uma vitória em mais de 200 largadas na F1
A Sauber prepara o terreno para virar Audi em 2026 e já tem um piloto confirmado para esse momento de transição. Nico Hülkenberg deixará a Haas ao final da temporada e fará parte da equipe de Hinwil no ano que vem. Mesmo com mais de 200 GPs disputados na carreira, o alemão ainda não venceu na categoria e valorizou a Audi por confiar nele apesar deste dado negativo.
Com 215 largadas na Fórmula 1, Hülkenberg tem uma pole-position, mas nunca subiu ao pódio. O alemão estreou na categoria em 2010, pela Williams. Depois de um ano fora do grid, ficou na F1 de 2012 a 2020 ininterruptamente, mas acabou perdendo espaço, voltando apenas em 2023, já pela Haas.
Com isso, a experiência do piloto falou mais alto para a Audi do que a ausência de vitórias, algo que Hülkenberg valorizou e descreveu como uma “declaração muito poderosa”.
“Acho que uma empresa como a Audi, com tal projeto, me contratando ao invés de considerar muitos caras com vitórias em GPs, com melhores números, é uma declaração muito poderosa. Acho que isso diz tudo”, afirmou em entrevista à GP Racing.
“Se quer saber como me sinto em relação às estatísticas, não estou nem aí. Claro, gostaria de ter vitórias em GPs e um título. Se negar isso, estou mentindo. Mas minha carreira é isso. Tive algumas oportunidades perdidas por diferentes motivos, mas aceitei e digeri isso. Sou muito feliz com minha carreira e estou confortável”, continuou.
Perguntado se está preocupado com a temporada que vem, uma vez que a Sauber é a única equipe ainda zerada em 2024 e está em último no Mundial de Construtores, Hülkenberg relevou este fato, apesar de ver 2025 como um ano desafiador.
“Não estou preocupado [com 2025]. Será um ano difícil, sim, com certeza. Mas é o primeiro de muitos e esperamos que seja um longo caminho. Vendo as primeiras 12 corridas e o que acontece, muitas vezes acho que essas margens estreitas fazem você parecer ruim e não ter pontos. É muito específico e cheio de detalhes. Às vezes, o azar surge. Portanto, não estou preocupado neste momento. E também sei que daqui a oito ou dez meses, quando a temporada começar no ano que vem, pode ser bem diferente. Então, estou bem e relaxado”, disse.
No Mundial de Pilotos, Hülkenberg está na 11ª posição, com 22 pontos, empatado com Yuki Tsunoda, que vem logo atrás.
A Fórmula 1 está de volta neste final de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Sauber eleva status de ‘equipe zumbi’ ao quadrado e piora com força o que já era ruim