Mansell critica “miopia” da Ferrari em descartar Newey: “Estão lambendo as feridas”

Nigel Mansell teve uma das parcerias mais fortes de sua carreira junto com Adrian Newey e, por isso, criticou a Ferrari em recusar suas exigências salariais para assinar com a equipe em 2025

Nigel Mansell criticou a Ferrari por não conseguir realizar a contratação de Adrian Newey para a temporada 2025. O britânico, que assinou com a Aston Martin, era nome muito forte para o liderar o projeto dos italianos que terão Lewis Hamilton e Charles Leclerc como pilotos.

Os ferraristas recusaram as exigências salariais de Newey e isso abriu caminho para ele fechar com o time de Lawrence Stroll.

“O fato dele ter ido para a Aston Martin mostra sensatez de sua parte, porque ele não vai se envolver na política da Ferrari e no hype que vem com isso”, disse Mansell ao site Top Offshore Sportsbooks. Para o campeão de 1992, a Ferrari cometeu um grande erro ao não contratar Adrian.

“Acho que estão lambendo as feridas, mas todo crédito a Aston Martin. Assim que ouvi que a Ferrari estava hesitando em pagar o que Adrian queria, acho que foi miopia da parte deles. Perderam uma oportunidade, porque quem o contrata tem quase certeza de ter alguns anos fantásticos”.

Nigel Mansell venceu o campeonato de 1992 com nove vitórias e 14 pole-positions (Foto: DPPI)

A dupla Mansell-Newey foi responsável por uma das temporadas mais dominantes da história da F1. Em 1992, o FW14B, projetado por Adrian, foi responsável nove vitórias de Nigel, que deu o título por antecipação faltando cinco provas para o fim do campeonato.

O britânico conquistou seu primeiro e único título da categoria com uma Williams que sobrava em termos de tecnologia em comparação com o resto do grid. Mais impressionante ainda foram as 14 pole-positions em 16 provas, outro recorde, que só viria a ser batido por Sebastian Vettel em 2011, quando o alemão largou na frente em 15 das 19 etapas.

O projeto de Adrian Newey, que chegou no time no meio de 1990, contava com uma transmissão semi-automática, suspensão ativa e controle de tração e é considerado até hoje como um dos maiores carros da história da Fórmula 1.

Nigel anunciaria sua aposentadoria da Fórmula 1 ainda naquele ano após divergências contratuais com a Williams, que trouxe o francês Alain Prost para a temporada de 1993. O britânico competiu dois anos na CART com a Newman/Haas e ainda fez mais quatro corridas com a Williams em 1994. Ele voltaria a Fórmula 1 no ano seguinte com a McLaren, mas fez só duas provas antes de decidir se aposentar novamente.

Nigel Mansell venceu o campeonato de 1992 com carro projetado por Adrian Newey (Foto: Reprodução)

Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

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