Mazepin sabe que cometeu erro claro, e vamos “educá-lo para seu futuro”, diz chefe da Haas

Em coluna, Guenther Steiner saiu em defesa de Nikita Mazepin após garantir o contrato do piloto mesmo após caso de abuso sexual em dezembro

Chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner voltou a falar sobre o caso de abuso sexual de Nikita Mazepin, piloto contratado para ser titular da equipe em 2021. Em dezembro passado, Mazepin publicou um vídeo em que agarra o seio de uma mulher embriagada dentro de um carro, sem consentimento. O caso enfureceu fãs ao redor do mundo, que pediram pela rescisão do contrato do russo.

Mazepin foi mantido apesar da pressão de patrocinadores. Em coluna no site britânico The Race, Steiner explicou a situação, afirmando que o piloto se arrepende do ato, sabe que cometeu um erro e quer ajudá-lo em seu início de trajetória na Fórmula 1.

“Ele fez algo que não deveria ter feito, e fomos muito francos sobre o que pensamos sobre isso na época. Ele se desculpou e sabe que foi errado, e agora precisamos trabalhar em cima disso para dar a ele a melhor oportunidade de aprender com isso, se concentrar nas suas corridas e assegurar que ele não faça mais isso. Ele sabe disso. Ele percebe que o que fez não era o certo. Não sou o tipo de cara que chuta a cara de alguém que está ajoelhado, isso não está certo. Ele é um jovem que precisa crescer e, com certeza, já lidamos com isso e vamos seguir lidando com isso”, comentou.

NIKITA MAZEPIN; FÓRMULA 2;
Nikita Mazepin correu pela Hitech na F2 e agora vai para a Haas (Foto: F2/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Não estamos dizendo que estava tudo bem e deixamos que ele se safasse. Nós o estamos educando e vamos continuar a educá-lo para o seu futuro. Haverá consequências se isso ou algo semelhante acontecer de novo. Colocamos as coisas no lugar que vão ajudá-lo a melhorar e assegurar que isso não aconteça novamente. Não cometer o mesmo erro novamente, porque este foi um erro claro. E ele assumiu a responsabilidade, o que para mim foi muito importante. Sempre digo que, se você sabe o que você fez de errado, você pode melhorar. Se você está em negação, não dá certo”, escreveu o mandatário.

Aos 21 anos de idade, Nikita acumula um longo histórico de mau comportamento dentro e fora das pistas. Ele é filho do bilionário russo Dmitry Mazpein, dono e presidente Uralchem, empresa russa de químicos. Estima-se que Mazepin trouxe cerca de US$ 40 milhões à Haas pela contratação.

Steiner afirmou que o importante para o piloto é manter o foco dentro das pistas e evitar se distrair com as redes sociais.

“As pessoas têm uma opinião, tudo bem, internamente as pessoas também não gostaram do que aconteceu, e é por isso que continuamos a levar isso a sério. Mas todos os detalhes do que fizemos e do que estamos fazendo é algo que não quero revelar. Isso é uma coisa contínua, não estamos seguindo em frente como se nada tivesse acontecido. Tenho ciência do retorno na mídia social, e as redes sociais podem ser sua amiga e também podem ser sua inimiga. Essa é uma distração que não queremos, mas às vezes essas coisas acontecem. Claro, eu preferia que isso não tivesse acontecido, mas chegamos nessa posição e agora temos de trabalhar em cima disso, faz parte do nosso trabalho”, completou Guenther.

Nikita é uma das novidades da Haas para a temporada 2021 da Fórmula 1. A equipe também trouxe Mick Schumacher, campeão da Fórmula 2, para ser companheiro de equipe do piloto russo. O time americano também estreitou laços com a Ferrari, com uma base para a equipe em Maranello.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.