Novo diretor-esportivo, Brawn sonha com corridas extracampeonato para testar novos formatos de disputa na F1

Ross Brawn deixou claro que não vai realizar nenhuma mudança no formato da F1 sem realizar testes adequados. Mas gostaria de ter a chance de promover corridas sem distribuição de pontos para avaliar as mudanças. O britânico busca, acima de tudo, alcançar um equilíbrio entre os fãs, mantendo os puristas, mas atraindo também novos espectadores

 

Além de Nico Rosberg, Ross Brawn é uma das atrações fora da pista nesta quarta-feira (1) de testes que a F1 realiza durante a pré-temporada em Barcelona. Novo diretor-esportivo da categoria, o britânico trabalha para tornar o esporte mais atraente e, para tal, sonha com mudanças, sobretudo no formato de disputa. Brawn revelou que gostaria de ter à disposição uma corrida extracampeonato, sem distribuição de pontos, para avaliar possíveis mudanças.

 
O cenário é bem distinto do que a F1 viveu no começo do ano passado. Nas duas primeiras etapas de 2016, a categoria testou um formato de classificação diferente a chamada ‘dança’ das cadeiras, com eliminação de cada piloto ao longo das três fases do treino. Mas o formato não caiu nas graças dos pilotos e tampouco dos fãs, sendo abolido em seguida.
 
Brawn não quer saber de testar novas formas de disputa com o campeonato valendo. Para isso, entende que seria importante realizar provas sem distribuição de pontos para avaliar possíveis mudanças na categoria.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Ross Brawn já vislumbra mudanças no formato da F1. Mas disse que nada será feito sem estudos (Foto: Getty Images)
“Meu sonho seria ter uma corrida sem distribuição de pontos no ano. Nessa corrida você poderia experimentar”, explicou o dirigente em entrevista à emissora britânica Sky Sports no circuito catalão. 
 
“Você pode testar um formato diferente em uma corrida e ver como vai ser. Isso nos permitiria variar o formato e tentar algo diferente. Também se pode modificá-lo e torná-lo melhor”, salientou o dirigente britânico, afirmando que a F1 não pode mais correr riscos como aconteceu no ano passado.
 
“Você não pode arriscar, na metade de um campeonato, mudar o formato e dar errado. Isso me deixa um pouco nervoso. Quando começarmos a mudá-lo, temos de garantir que vamos fazer bem feito. Não dá para mudar isso ao longo do ano”, disse.
 
Ansioso por modificar a F1 aos poucos para tornar o esporte mais atraente, Brawn sonha em alcançar o equilíbrio e, ao mesmo tempo, manter o fã purista e tradicional da categoria e atrair novos espectadores, mirando no público jovem.
 
“Não queremos perder nossos fãs clássicos, queremos mantê-los. Vamos tentar entregar algo ainda melhor e também atrair novos fãs. Precisamos deste equilíbrio”, finalizou.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ a primeira sessão de pré-temporada em Barcelona com os repórteres Thiago Arantes e Evelyn Guimarães e o fotógrafo Arnau Puig. Acompanhe AO VIVO e em TEMPO REAL.

PADDOCK GP #66 RECEBE LUCAS DI GRASSI, DEBATE F-E E NOVOS CARROS DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.