Bearman lembra GP da Arábia Saudita e revela “alguns conselhos” de Sainz: “Ficou de olho”
Mesmo não podendo competir, Carlos Sainz ficou de olho no desempenho de Oliver Bearman durante o GP da Arábia Saudita, no início de março. De acordo com o futuro titular da Haas, o espanhol deu até mesmo algumas dicas de configuração para a SF-24
Embora já estivesse sendo cogitado para uma vaga na Fórmula 1 em 2025, o ótimo desempenho de Oliver Bearman no GP da Arábia Saudita, quando substituiu Carlos Sainz, foi, sem dúvida, o último empurrão que o britânico precisava para mostrar que poderia dar conta do recado. Mas não foi fácil. Agora, alguns meses depois da prova em Jedá, o piloto da Fórmula 2 revelou que o espanhol mandou mensagens e deu “alguns conselhos” a ele naquele fim de semana.
Membro da Academia Ferrari desde 2021, Ollie vem tendo um ano muito abaixo das expectativas na principal categoria de acesso. Após dez etapas, o companheiro de Andrea Kimi Antonelli na Prema somou apenas 34 pontos, ocupando a 15ª posição na classificação. Entretanto, quando o time comandado por Frédéric Vasseur precisou de alguém para substituir Sainz, que teve de se ausentar para tratar de uma apendicite, o jovem de 19 anos não decepcionou.
“Não eram as circunstâncias nas quais eu gostaria de fazer minha estreia na F1, e sei que eles preferiam que Carlos estivesse na pista”, disse Bearman em entrevista ao canal High Performance. “Mas quando surge uma oportunidade como essa, temos de estar preparados. E eu estava”, acrescentou.
Depois de ter apenas o TL3 para se adaptar à SF-24, o britânico garantiu o 11º lugar no grid de largada, aproveitou-se do bom ritmo do bólido e cruzou a linha de chegada em sétimo no dia seguinte, à frente de nomes como Lando Norris e Lewis Hamilton.
Apesar de ter de lidar com a experiência de competir em um carro com o qual não estava acostumado, Oliver se saiu muito bem e ainda contou com a ‘proteção’ de Sainz nos bastidores. De acordo com o titular da Haas em 2025, o madrilenho conversou com os engenheiros da Ferrari pedindo para que os mesmos não o sobrecarregassem com muitas informações naquele fim de semana.
“Conversamos depois da corrida e ele me contou algumas coisas que os engenheiros queriam me dizer. Porém, ele pediu para que não fizessem isso porque seria uma sobrecarga de informações”, lembrou. No entanto, essa não foi a única atitude da parte de Carlos.
“Durante a corrida, ele ficou de olho em algumas coisas que estavam acontecendo, observando minha pilotagem e dando alguns conselhos sobre o que poderia mudar, até mesmo na configuração do carro. Estava pedindo [aos engenheiros] para que me passassem tudo, então foi muito bom”, revelou Bearman.
Um dia antes, porém, os dois já haviam conversado. Logo após o bom resultado na classificação, Sainz fez questão de mandar uma mensagem para elogiar a performance do jovem. “Ele me mandou uma mensagem depois da classificação para me dizer o quão difícil é a pista e que eu tinha feito um bom trabalho, principalmente com os pneus, já que eu não sabia como aquecê-los da melhor forma”, admitiu.
“Desejei-lhe uma boa cirurgia e foi ótimo vê-lo de volta ao circuito no dia seguinte”, finalizou Bearman.
A Fórmula 1 volta às pistas neste fim de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Sauber eleva status de ‘equipe zumbi’ ao quadrado e piora com força o que já era ruim