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Rosberg foi muito superior em todo o fim de semana e mostrou uma força mental descomunal quando ‘tirou o coelho da cartola’ e sacou uma volta magnífica para conquistar a pole com 0s013 de frente para Hamilton.
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O título de 2016 está muito próximo de Nico Rosberg, que faz muito por merecê-lo (Foto: Twitter/Nico Rosberg)
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Aí, o britânico desmoronou de vez, e isso ficou evidente nas suas atitudes desde então: o brado contra os jornalistas no fim do sábado em razão da brincadeira no Snapchat feita na quinta-feira, e o erro clamoroso na largada em Suzuka. Desta vez, contudo, Lewis não falou em conspiração e trouxe para os seus ombros o peso da culpa pela falha em um momento decisivo.
No Japão, onde venceu nos dois últimos anos, o tricampeão fez a corrida possível após ter caído para o oitavo lugar. Se recuperou e passou pelos carros da Force India, da Ferrari e de Daniel Ricciardo, da Red Bull. O terceiro lugar não bastava, era preciso buscar algo mais, mas aí Lewis falhou novamente quando restavam duas voltas para o fim. Na tentativa de ultrapassar um aguerrido Verstappen e tentar garantir uma dobradinha para a Mercedes e minimizar os prejuízos causados pelo seu próprio erro, passou reto ao retardar a frenagem na chicane Casio.
E para completar o festival de trapalhadas no fim de semana, o #44 protagonizou uma nova confusão nas redes sociais ao falar sobre o pedido de investigação oficializada pela Mercedes contra Max Verstappen pela manobra defensiva no fim do GP do Japão. São atitudes que mostram um Lewis Hamilton abalado, nervoso e perdido.
Lá na frente, Rosberg nadava de braçada e seguia rumo à sua nona vitória no ano. Um número que, por si só, já prova o quanto Nico, o maior vencedor de 2016, é merecedor do título. Porém, indo muito além dos números frios, é preciso salientar que a postura do alemão desde que voltou das férias foi impecável, sendo preciso, frio e calculista mesmo nos momentos em que tudo parecia perdido, como no último GP da Malásia. Nico está diferente (para melhor) e se tornou neste segundo semestre o mesmo matador que foi Hamilton nesta mesma fase no ano passado.
Rosberg, de fato, aprendeu a lição vivida nos dois últimos anos. Aquele piloto que se abatia com as vitórias seguidas de Hamilton ficou para trás. Vencer um rival tão forte como Lewis não é somente questão de sorte ou azar, mensagem que muitas vezes o próprio Lewis faz questão de transmitir ao público. Nico tem muito mais do que aquela sorte de campeão que tanto sobrou ao rival nos últimos anos. É um piloto mais maduro, confiante, consistente, que erra muito pouco. Em suma, um piloto muito melhor do que foi nos dois últimos anos. E isso tem feito toda a diferença, a ponto de deixar Hamilton praticamente sem alternativas para virar o jogo nesta altura do campeonato.
Lewis Hamilton não tem vivido seus melhores dias (Foto: Getty Images)
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Em condições normais,
como disse Niki Lauda, já era para Hamilton em 2016. Rosberg nem precisa mais vencer neste ano para ser campeão: basta conquistar três segundos lugares e um terceiro. O que, considerando a performance que o carro da Mercedes oferece, é algo que pode ser conquistado numa boa.
Mas toda essa condição foi conquistada porque Nico fez por merecer. Deixou para trás, definitivamente, a pecha de um piloto subestimado. Tem sido assim desde o seu primeiro ano na Mercedes, quando o foco das atenções esteve sempre voltado a Michael Schumacher. A partir de 2013, quando Hamilton chegou à equipe a peso de ouro, novamente o alemão se viu ofuscado, sempre como o coadjuvante. Mas desde o fim do ano passado, quando emendou três vitórias nas três últimas corridas, e nos quatro GPs deste ano, Nico mostrou que muita coisa estava mudada. Felizmente, para ele, para melhor.
Nico pode não ser midiático como é Hamilton e nem mesmo carismático como são Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Mas não dá para negar o óbvio: em 2016, definitivamente, Rosberg entrou no rol dos grandes pilotos da F1. E, ao que tudo indica, em breve também vai entrar para a galeria dos campeões mundiais.
O Opinião GP é o editorial do GRANDE PRÊMIO que expressa a visão dos jornalistas do site sobre um assunto de destaque, uma corrida específica ou o apanhado do fim de semana de automobilismo.
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