Piastri assegura que “não há barreiras” com Norris na McLaren: “Só temos de nos respeitar”

Oscar Piastri garantiu que não há razão para esconder informações de Lando Norris quanto ao desenvolvimento do carro da McLaren e vice-versa, pois o foco principal é bater a Red Bull

A surpreendente evolução na segunda metade da temporada 2023 da Fórmula 1 despertou uma expectativa natural em torno do que a McLaren poderá fazer este ano, sobretudo com Oscar Piastri um pouco mais experiente e Lando Norris ainda em alta. A dupla, aliás, é parte importante no desenvolvimento do projeto, e o jovem australiano garantiu que a troca de informações entre eles em prol da equipe é “completamente aberta”.

Piastri e Norris foram determinantes para transformar em resultados o notável progresso do MCL60. Juntos, conquistaram nove pódios da Inglaterra em diante, e Oscar ainda chegou a vencer uma corrida sprint, no Catar. Ao todo, a McLaren somou 302 pontos, fechando o ano em quarto no Mundial de Construtores.

O duo chamou a atenção de Max Verstappen também. O holandês admitiu que a equipe papaia mostrou ter a dupla mais forte do grid, e o time de Woking já trabalha para que a competitividade entre Norris e Piastri seja “sadia” também em 2024.

Com um objetivo maior em comum — fazer a McLaren vencer a Red Bull em condições iguais —, Piastri falou ao site da revista inglesa Autosport que o foco agora é o trabalho em conjunto.

Norris e Piastri conseguiram um pódio duplo para a McLaren no GP do Japão (Foto: McLaren)

“A relação ainda é exatamente a mesma”, assegurou o piloto. “Claro, não estamos ganhando [títulos] no momento. Estamos muito mais perto do que estávamos, mas ainda precisamos encontrar um pouco mais para desafiar e bater a Red Bull”, acrescentou.

“Portanto, ainda é muito importante trabalharmos juntos e ajudarmos a equipe a desenvolver o carro. A equipe do MTC (Centro de Tecnologia da McLaren, da sigla em inglês) e os engenheiros estão fazendo o possível para tentar ajudar. Mas se Lando e eu tivermos alguma informação ou orientação adicional, qualquer coisa que pudermos fazer para ajudar [no desenvolvimento] irá ajudar a nós dois”, seguiu Piastri, alertando que a única coisa que não pode mudar é o respeito entre ambos.

“Em termos de dados e coisas assim, está tudo completamente aberto. Não há barreiras nem nada, e isso não vai mudar. Só precisamos ter certeza de que nossas corridas são respeitosas. Mas fora isso, está tudo bem”, completou.

Sobre as comparações com Norris, sobretudo a partir do momento em que o carro laranja cresceu em desempenho, Oscar admitiu que é algo que aconteceria em qualquer situação, “quer estivéssemos lutando pelo penúltimo ou pelo primeiro lugar”.

“Talvez em termos de resultados definitivos não tenha havido muita pressão para alcançar muitos pontos ou pódios, ou qualquer outra coisa imediatamente. Ainda buscava aprender o mais rápido possível para ajudar o time da melhor maneira possível. Isso realmente não diminuiu as coisas”, finalizou.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no circuito de Sakhir, no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.