McLaren minimiza estratégia após pódio perdido no Japão: “Não tínhamos ritmo”

Andrea Stella afirmou que McLaren tinha pódio na mira no GP do Japão, mas ritmo abaixo de Ferrari impediu alçar maiores voos em Suzuka. Lando Norris foi quinto colocado, enquanto Oscar Piastri fechou em oitavo

A McLaren saiu de Suzuka com um resultado frustrante. Após um duplo pódio em 2023, as expectativas para este domingo (7) eram boas após Lando Norris conseguir o terceiro lugar na classificação, mas o britânico foi apenas quinto na bandeira quadriculada, atrás das duplas de Red Bull e Ferrari, enquanto Oscar Piastri perdeu o sétimo lugar para George Russell, da Mercedes, na última volta.

Em entrevista à emissora inglesa Sky Sports após a corrida, o chefe de equipe Andrea Stella citou que a falta de ritmo da McLaren em comparação com Red Bull e Ferrari acabou podando as possibilidades de pódio do time em Suzuka. Lando, por exemplo, chegou a andar à frente de Sergio Pérez após a primeira rodada de pit-stops, mas não conseguiu manter o posto.

“Acho que não tivemos problemas. A classificação final ficou na ordem do ritmo. Nós tentamos o pódio parando mais cedo, tentando manter à frente do Carlos [Sainz] e ver se era possível atacar [Sergio] Pérez, mas vimos durante a corrida que não teríamos ritmo para atacar. Mas aceitamos, é uma boa reflexão sobre a competitividade nesse estágio da temporada. Temos trabalhos a fazer, atualizações estão vindo. Vamos seguir”, afirmou Stella.

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Lando Norris (Foto: Reprodução/F1)

Charles Leclerc, da Ferrari, se destacou pelo acerto estratégico. Com apenas uma parada em bandeira verde, o monegasco saiu de oitavo para o quarto lugar. Apesar disso, Andrea entende que o bom resultado da Ferrari não veio por resultado estratégia, e sim pelo ritmo de corrida. O alto desgaste de pneus foi um dos pontos de atenção da corrida japonesa.

“Bom trabalho do Charles e da Ferrari em fazer uma parada possível. Acho que não era possível hoje para nós. Era a estratégia mais rápida. Bom para eles por conseguirem manter os pneus por tanto tempo, mas não era sobre estratégia, era sobre ritmo de corrida como sempre é em Suzuka”, concluiu.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, no circuito de Xangai. Será a primeira corrida no país após a pandemia de Covid-19.

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