Piastri evita sonhar alto e vê F1 muito “dependente do carro” para ter sucesso

Entrando em sua segunda temporada na Fórmula 1, Oscar Piastri afirmou que evita sonhar alto em relação aos objetivos na categoria, já que, de acordo com o australiano, o piloto "depende muito do carro" para ter sucesso

Um dos pilotos mais promissores do atual grid da Fórmula 1, todos os olhares estão voltados para o que Oscar Piastri pode alcançar na categoria nos próximos anos. Embora tenha o desejo de se tornar campeão mundial, o jovem australiano admitiu que mantém os pés no chão e evita pensar muito sobre o futuro, já que, de acordo com ele, o piloto “depende muito do carro” para alcançar seus objetivos.

Em seu ano de estreia, em 2023, o companheiro de Lando Norris subiu no pódio em duas oportunidades — GP do Japão e GP do Catar — e ainda venceu a corrida sprint do fim de semana no circuito de Losail. Atual quinto colocado no Mundial de Pilotos com 16 pontos somados nas duas primeiras corridas da temporada 2024, as expectativas em cima do dono do carro #81 da McLaren continuam crescendo a cada etapa.

Piastri, por sua vez, garantiu que não pensa muito sobre até onde ele pode chegar na F1. “Raramente me atrevo a sonhar com isso”, disse ele ao portal australiano Speedcafe.

“Este esporte ainda depende muito do carro e do piloto – mas ainda muito do carro. Se você estiver no carro mais lento do grid, não vencerá uma corrida ou um campeonato. É simples assim. Não importa o quanto você tente ou queira, isso não vai acontecer. Portanto, tentar desejar essas coisas ou sonhar com elas pode facilmente se tornar desmoralizante em vez de construtivo”, explicou Oscar.

Oscar Piastri marcou bons pontos para a McLaren em Jedá, segunda etapa da temporada (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Desta forma, o piloto de 22 anos garantiu que o único objetivo dele é extrair o melhor desempenho possível do MCL38. “Terei muito mais orgulho e felicidade ao me concentrar nesse tipo de coisa”, disse ele. “Se você conseguir terminar em terceiro, vá em frente, saia e termine em terceiro. Mas se você claramente não tem carro para vencer uma corrida, não acho que haja muita utilidade em pensar nisso”, acrescentou.

No ano passado, Piastri conquistou o primeiro pódio da carreira no circuito de Suzuka, quando cruzou a linha de chegada na terceira posição, logo atrás de Norris, em segundo, e do vencedor, Max Verstappen. Apesar do ótimo resultado, o pupilo de Mark Webber afirmou não considerar esta como uma de suas melhores performances na temporada e, por isso, prefere fazer avaliações individuais em vez de olhar apenas para a classificação final.

“Mais do que tudo, você sempre pode julgar a si mesmo, com muita facilidade — pelo menos eu acho muito fácil. Julgar se você teve um fim de semana bom ou um fim de semana ruim, e se você tirou o máximo proveito do que você tem em mãos. O [GP do] Japão, meu primeiro pódio, certamente não esteve entre os meus três melhores [desempenhos da temporada] e nem entre as cinco melhores corridas do ano, e foi um dos meus melhores resultados”, lembrou Piastri, antes de finalizar: “Às vezes, os resultados nem sempre contam toda a história de como me sinto que o fim de semana acabou.”

Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 22 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

O FANTASY GAME DO GRANDE PRÊMIO: clique na imagem, faça seu cadastro e dê os palpites para a próxima etapa da F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.