Piastri reclama de punição na Inglaterra e parabeniza Hülkenberg: “Destaque do dia”

Oscar Piastri esbravejou bastante por causa da punição de 10s recebida por manobra durante período de safety-car em Silverstone, mas evitou tecer reclamações muito prolongadas

Oscar Piastri tinha totais condições de conquistar a sexta vitória na temporada 2025 da Fórmula 1 e ampliar ainda mais a vantagem na classificação, mas acabou recebendo uma punição e teve de se contentar com o segundo lugar, atrás de Lando Norris, companheiro de McLaren e principal rival na briga pelo título. Após o fim da 12ª etapa, o australiano preferiu ser econômico nas palavras.

Depois de largar da segunda posição, o dono do MCL39 #81 levou oito voltas para superar Max Verstappen e assumir a dianteira. Apesar de todo o caos causado pela chuva em Silverstone, tudo caminhava bem até o 22º giro, quando freou excessivamente momentos antes da relargada após o safety-car causado por Gabriel Bortoleto e quase causou um acidente com o tetracampeão da Red Bull.

Três voltas depois, a direção de prova decidiu punir Piastri com 10s. Como resultado, o australiano acabou perdendo a liderança para Norris na visita seguinte aos boxes e não foi mais capaz de reverter o complicado cenário que se desenhou. Por isso, após o fim da corrida, poupou-se em elogiar Nico Hülkenberg, que conquistou o primeiro pódio da carreira na F1.

“Não vou dizer muito. Vou acabar me metendo em encrenca”, começou. “Parabéns ao Nico. Acho que esse é o destaque do dia”, continuou o ainda líder do campeonato, nitidamente revoltado com a situação.

Piastri freou excessivamente sob safety-car (Vídeo: Reprodução/Sky Sports)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Norris vence corrida maluca na Inglaterra. Hülkenberg é 3º e Bortoleto abandona

“Aparentemente, agora não podemos mais frear atrás do safety-car. Fiz isso por cinco voltas antes daquela. Não vou dizer muito porque vou acabar me metendo em encrenca. Ainda gosto de Silverstone, mesmo que hoje eu não tenha gostado”, encerrou.

Com o resultado, Piastri chegou a 234 pontos na classificação e viu Norris diminuir a diferença entre eles para apenas 8 tentos. Verstappen (165), George Russell (147) e Charles Leclerc (119) completam o top-5.

Fórmula 1 volta de 25 a 27 de julho, em Spa-Francorchamps, que recebe o GP da Bélgica.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!