Pai de Bianchi promete lutar pela condenação de culpados por morte do filho e questiona FIA: “Pode ser o juiz e o júri?”

Philippe Bianchi, pai de Jules, voltou a falar depois de alguns meses e garantiu ainda estar na luta para ver os responsáveis pela morte do filho pagando pela tragédia. Philippe demonstrou também a desconfiança que tem sobre a investigação da FIA

Pouco mais de cinco meses depois da morte de Jules Bianchi, o pai do piloto, Philippe Bianchi, voltou a falar sobre as investigações do acidente no GP do Japão de 2014. Philippe criticou a forma como foram conduzidas e prometeu continuar buscando que os culpados pela morte do filho sejam responsabilizados.
 
Ele disse que ficou "chocado" com o conflito de interesses demonstrado nas investigações comandadas pela FIA. Philippe salientou o estranho fato de o investigador ser o réu. O resultado isentou a organização de prova da culpa e concluiu que Bianchi estava rápido demais sob bandeira amarela.
Fernando Alonso conforta pai de Bianchi, Philippe (Foto: AP)
"As conclusões me chocaram, porque as pessoas que conduziram a investigação eram as que estavam sendo investigadas. Não há conflito de interesse? Você pode ser o juiz e o júri? A investigação é uma coisa, dá suas visões, mas boas perguntas a questionar e as respostas certas a responder são coisas diferentes", disse à revista francesa 'Auto Hebdo'.
 
"Eu disse antes e digo de novo: se existe um responsável, ele deve pagar. De um jeito ou de outro. Estou falando alto e bem claro. Perdi Jules e nunca vou tê-lo de novo, então não tenho nada a perder, exceto sua memória e o respeito que devemos ter por ele. Vou lutar por ele com todas as minhas forças", encerrou.
 
Jules morreu após nove meses de coma causados por uma lesão axonal difusa durante as últimas voltas de um chuvoso GP do Japão em Suzuka em outubro de 2014. Bianchi, então piloto da Marussia e considerado o futuro dono do cockpit da Ferrari, aquaplanou e saiu da pista no mesmo lugar que Adrian Sutil saíra um pouco antes. A Marussia, então, acabou acertando em cheio o trator que fazia a retirada da Sauber de Sutil..

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #11: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.